A síndrome nefrótica é uma das principais situações em que se observa gordura na urina e é caracterizada pela excreção excessiva de proteínas devido à lesão constante nos vasos sanguíneos dos rins, podendo acontecer como consequência da diabetes, lúpus ou doenças cardíacas, por exemplo.
O muco na urina é resultado da descamação das paredes internas da bexiga e da uretra e faz parte do sistema de defesa do trato urinário. Essa mucosa, normalmente, é formada por um conjunto de células epiteliais, cristais e leucócitos acumulados.
colúria. Existência de pigmentos biliares na urina, geralmente acompanhada de icterícia.
Colúria é um Termos Técnicos de Enfermagem e um Termos Técnicos de Saúde, que significa urina escura e com cor referida como sendo parecida com café, vinho-do-porto ou coca-cola, apresentando espuma amarela.
Colúria é um termo para descrever uma urina escura, com cor referida como sendo parecida com café, vinho-do-porto ou refrigerante de cola, apresentando espuma amarelada. Esta coloração é causada por uma acumulação de bilirrubina direta (bilirrubina conjugada) no sangue e a sua consequente excreção pela urina.
A poliúria corresponde a um débito urinário > 3 l/dia; deve ser distinguida da frequência urinária, que corresponde à necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou à noite, mas em volume normal ou inferior ao normal.
A polaquiúria pode ser acompanhada por uma sensação de necessidade urgente de urinar (urgência urinária). Muitas pessoas particularmente notam a poliúria porque têm que levantar e urinar durante a noite (noctúria).
A poliúria e polidipsia nos cães são apresentações clínicas que se manifestam pelo excesso de ingestão de água e pela produção de urina em excesso. Na maioria dos casos a poliúria nos cães é motivada por patologias, como a Diabetes.
Poliúria: aumento anormal da produção de urina; Polidipsia: aumento da ingestão de água, compensatório à poliúria; Polifagia: aumento anormal do apetite e ingestão de alimentos, compensatórios à perda de energia na forma de glicose pela urina (glicosúria);
O cachorro tomando muita água pode ser resultado de alterações do clima ou até uma movimentação diferente na rotina do animal, mas também pode indicar problemas mais graves. A sede excessiva é chamada de polidipsia e geralmente está associada ao desequilíbrio no organismo e órgãos do animal.
A poliúria, que é a urina em excesso ou em maiores frequências, é mais um dos sintomas da diabetes. Isso ocorre porque os rins não conseguem reabsorver toda a glicose filtrada, que é eliminada junto a uma grande quantidade de água. Assim, ocorre uma sensação de desidratação, que faz que o paciente ingira mais líquidos.
O excesso de glicose no organismo é prejudicial. Com isso, aparece um dos primeiros sintomas da hiperglicemia, chamado de poliúria, que é o excesso de urina. Quando a pessoa urina muito, ela vai eliminar glicose e água. Sendo assim, aparecerá outro sintoma da hiperglicemia, que é a sede (ou polidipsia).