Uma queda pode acontecer por causa de acidentes domésticos ou de trabalho, ao subir em cadeiras, mesas e ao escorregar de escadas, mas também pode ocorrer devido a desmaios, tonturas ou hipoglicemia que podem ser provocados pelo uso de medicamentos específicos ou algumas doenças.
A prática de exercícios físicos de forma intensa, principalmente quando a pessoa não está habituada, pode levar à ânsia de vômito e, muitas vezes, ao vômito. Isso porque o esforço físico leva a alterações na circulação sanguínea e, dependendo da intensidade, provoca o aumento na produção de ácido lático pelos músculos, que acaba sendo acumulado no sangue. Dessa forma, com o objetivo de eliminar o excesso de ácido lático, ocorre o vômito.
Em situações em que alguém ingeriu uma substância venenosa ou algum tipo de líquido irritante, como produtos de limpeza, o ideal é não provocar o vômito, já que esse líquido terá de voltar a passar pela garganta, podendo causar mais danos. O ideal, é que nessas situações se vá imediatamente ao hospital, para iniciar o tratamento mais adequado. Veja o que fazer quando alguém bebeu veneno ou produtos de limpeza.
A hipoglicemia pode ser definida como uma diminuição dos valores de glicose no sangue, produzindo sintomas como tonturas ou vertigens, falta de coordenação e náuseas, sendo a principal causa um excesso de insulina no organismo.
O diagnóstico dessa síndrome deve ser feito por um gastroenterologista, através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados, e do histórico de saúde familiar e da pessoa.
Outra causa dos vômitos é a bulimia, que é um transtorno alimentar, em que a pessoa apresenta uma compulsão alimentar seguida de comportamento compensatório, como induzir o vômito após a refeição ou até utilizar laxantes em excesso. Saiba identificar os sintomas de bulimia.
Se a pessoa for idosa ou se tiver osteoporose é sempre importante consultar um clínico geral, pois mesmo que não tenha nenhum sintoma ou sinal visível na hora da queda, pode ter ocorrido algum tipo de fratura.
Por isso, embora seja desconfortável, o vômito tem a importante função de proteger o corpo contra substâncias nocivas. Contudo, é fundamental ficar atento aos sinais do corpo e buscar assistência médica caso o vômito seja frequente ou acompanhado de outros sintomas preocupantes.
A queda leve se caracteriza quando uma pessoa cai da própria altura ou de um local com menos de 2 metros e pode ocorrer, por exemplo, andando de bicicleta, escorregando no piso liso ou caindo de uma cadeira, sendo que os primeiros socorros deste tipo de queda requer os seguintes cuidados:
Apesar de não ser recomendada, a solução de sódio é capaz de provocar irritação no estômago, causando a sua contração e induzindo o vômito. No entanto, as soluções de sódio estão associadas ao risco aumentado de hipernatremia, que é uma situação tóxica que pode colocar a vida em risco quando o nível de sódio está muito alto no sangue. Veja mais sobre a hipernatremia.
Na maioria dos casos os(as) médicos(as) prescrevem medicações antieméticas, para reduzir os sintomas e controlar o vômito.
Antes de atender uma pessoa que sofreu uma queda grave é importante não mexer na pessoa, pois pode haver fratura na coluna e hemorragias internas e se for feita uma movimentação inadequada pode piorar o estado de saúde da vítima.
Além disso, o médico deve fazer o exame físico, para avaliar se existem sinais de desidratação, como pele seca, boca seca, olheira ou febre, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de desidratação.
Muitas substâncias como, por exemplo, álcool, analgésicos opioides (por exemplo, a morfina) cannabis (maconha) e medicamentos para a quimioterapia podem causar náusea e vômito. Toxinas, como chumbo ou as encontradas em alguns alimentos e plantas, podem causar náusea e vômito graves.
A síndrome do vômito cíclico é um distúrbio incomum no qual as pessoas apresentam crises graves de vômito (ou, às vezes, apenas náusea) em intervalos variados. As pessoas se sentem normais entre as crises. Embora normalmente tenha início na infância, às vezes, dura até a idade adulta. O vômito cíclico que começa na idade adulta é frequentemente decorrente do uso crônico de maconha. Um banho quente pode ajudar a melhorar os vômitos, que desaparecem depois que a pessoa para de usar maconha.
O gargarejo também pode ajudar a estimular o vômito, no entanto deve ser intenso o suficiente para estimular o reflexo de GAG e a ânsia de vômito e, assim, fazer com que o conteúdo do estômago volte.
O vômito nunca deve ser usado como uma forma de retirar comida ingerida do estômago apenas porque se comeu demais. Caso isso esteja acontecendo frequentemente, é possível que se esteja sofrendo com bulimia, um tipo de transtorno alimentar no qual a pessoa provoca o vômito após comer para não engordar. Saiba mais sobre a bulimia e como combater essa vontade.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global