Conforme explicamos no item anterior, a cal virgem é um material composto predominantemente dos óxidos de cálcio e magnésio, resultante da calcinação (queima de rochas calcárias).
O que é cal hidratada?
Outra vantagem do uso da cal para pintura está no combate e prevenção ao surgimento de fungos, germes e bactérias responsáveis pela formação de manchas nas paredes. Por isso a pintura a cal é muito utilizada em hospitais.
A pilha de sacos de cal não deve ultrapassar a altura de 15 sacos. Acima disso pode ocorrer o adensamento da cal e o rompimento das embalagens, permitindo a entrada de umidade.
Como usa a cal na argamassa?
A hidratação da cal virgem pode ser feita na própria obra. Para isso é necessário deixar a cal submersa em água por bastante tempo. A cal reage com a água transformando os óxidos em dióxidos. Esta reação química libera muito calor e demora alguns dias.
Por ser um produto alcalino, a cal também é bactericida e fungicida, combatendo bolor e mofos nos locais de uso. Esta característica aumenta a durabilidade e evita que se formem manchas e apodrecimento precoce nos revestimentos.
Tipos de cal
Sua principal função é dar mais aderência às argamassas de reboco aos blocos cerâmicos da alvenaria, visto que esses normalmente possuem uma textura bem lisa, e de difícil aderência. Por apresentar características alcalinas a cal hidratada impede a oxidação nos materiais de ferro e atua basicamente como um fungicida e bactericida, além de evitar o surgimento de manchas e apodrecimentos precoces nos revestimentos, rebocos e assentamentos.
Atenção: O Escola Engenharia é um site criado com o intuito de divulgar, educar e auxiliar os usuários sobre temas relacionados à engenharia civil e à construção civil. O conteúdo divulgado aqui não deve ser utilizado como substituto da avaliação e perícia de um profissional especializado na área como engenheiros, técnicos e especialistas.
Assim se você, arquiteto, engenheiro, pedreiro ou uma mera pessoa que busca os melhores materiais para a sua construção ou reforma, lembre-se do que acabou de ler, opte pela ampla gama de benefícios da cal hidratada que você com certeza não irá se arrepender.
Para os pedreiros, a principal vantagem no uso da cal está na melhora da plasticidade e trabalhabilidade das argamassas. Ao serem misturadas com água, as partículas finas da cal funcionam como um lubrificante reduzindo o atrito entre os grãos de areia.
Como usa a cal na pintura?
A Gmic atua no mercado sudoeste e parte do centrooeste com a marca Minercal. A empresa oferece 3 produtos para construção civil, sendo: Minercal CH I, Minercal CH III e Minercal Pintura.
Ainda comparando com as tintas tradicionais, a tinta cal tem a vantagem de ter origem natural, sendo isenta de compostos orgânicos voláteis e substâncias tóxicas presentes nas tintas industrializadas.
Nós usamos cookies para garantir sua melhor experiência em nosso site. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Existe uma informação incorreta, a de que aditivos devam ser utilizados com a cal, na verdade a prática correta seria justamente o contrário, se adiciona aditivos não há necessidade de adição de cal. Os aditivos foram desenvolvidos para atuar justamente como substitutos para a cal e portanto aplicar cal + aditivos não seria nada mais que um desperdício.
Aplicações da cal
A cal é, basicamente, um aglomerante que reage quando entra em contato com o ar e, por isso, tem o nome de aglomerante aéreo. Ela é o aglomerante mais antigo que em tempos foi utilizado pelas pessoas na construção das edificações, hoje em dia ela pode ser encontrada na argamassa comum.
Verifique se na embalagem há o nome da marca, o tipo da cal (hidratada ou virgem), a categoria (CV-E, CV-P, CV-C, CH-I, CH-II ou CH-III), a norma aplicada (NBR 7.175 para cal hidratada ou NBR 6.453 para cal virgem), os dados do fabricante e o sSelo de qQualidade da Associação Brasileira dos Produtores de Cal (ABPC)..
A principal vantagem na utilização da cal do tipo C na fabricação de argamassas está na capacidade dos óxidos de magnésio tornarem as misturas mais trabalháveis e plásticas.
A sua principal utilização na construção civil é como componente integral e fundamental no preparo de argamassas para as finalidades de assentamento e revestimento, visto que apresenta uma característica tipo cola e uma grande resistência e durabilidade.
A maior vantagem da caiação está no custo. A pintura com cal é muito mais barata que a pintura com tintas PVA ou acrílica. Porém, o seu acabamento é mais rústico e ela não por ser usada em superfícies lisas.
Isso garante que a cal hidratada tenha um grau de qualidade superior, com alta concentração de hidróxidos de cálcio e de magnésio, e pequenos teores de óxidos não hidratados.
Quais são os tipos de cal?
Atualmente, podemos classificar a cal para construção civil em dois principais tipos: cal virgem e cal hidratada. Cada um deles é dividido em subgrupos conforme o grau de pureza, os materiais empregados na fabricação, o processo produtivo, entre outras características.
Qual o melhor tipo de cal?
A cal virgem do tipo E é considera a mais pura, por isso recebe a letra “E”, que vêm de Especial. Ela é considera a mais pura por ter um teor mínimo de 75% de óxido de cálcio (CaO) na sua composição. Devido ao alto teor de óxido de cálcio, a cal virgem-E também é classificada como cal cálcica.
Porque colocar cal na massa de cimento?
Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura.
Quais os usos da cal na construção civil?
É alternativa barata para produção de argamassa de revestimento, assentamento de tijolos, ou pintura. A cal é um material de baixo custo, disponível no mercado, e de larga utilização na construção civil, sobretudo na pintura. argamassas no mercado, porém ainda é comum seu preparo no canteiro de obra.
Quanto custa o cal para parede?
Não sabe o preço? Os sacos de cal para pintura não são nada caros, sendo possível comprá-los por menos de 50 reais. Só para se ter uma ideia, um saco de 8kg de cal para pintura comum custam cerca de 10 a 12 reais.
Quanto custa cal de reboco?
R$ 23,50.
Qual tipo de cal para reboco?
Cal Fina Hidratada para Construção Civil 20kg HidraMais 2 linhas
O que o cal pode causar?
O cal hidratado é considerado um álcali forte com grande poder de lesão sobre o organismo humano. A exposição da pele e dos olhos a cal pode resultar em queimaduras, coceiras, vermelhidão e alergia.
Onde usa cal virgem?
A cal virgem pode ser aplicada na forma de pó ou de uma mistura espessa com água, conhecida como leite de cal. Qual das formas será utilizada irá depender do que será desinfetado (piso de chão batido, ripado ou de cimento; parede, divisória, etc.) e o objetivo (pintar ou não).
Qual o tipo de cal para pintura?
Por esse motivo a cal virgem é, sem dúvidas, o melhor material para utilizar na sua obra. Isso porque ela exige um trabalho minucioso que proporciona a qualidade necessária para o acabamento praticamente perfeito.
É necessário colocar cal na massa para assentar tijolo?
Traço para Assentar Tijolo Normalmente é composta por cimento, cal, areia e água, em proporção definida de acordo com o local de aplicação. O traço para assentar tijolo recomendado é de 1:2:8 (cimento:cal:areia) ou 1:8 (cimento:areia).
É necessário usar cal no reboco?
O reboco, ou massa fina, nada mais é do que uma camada que prepara a superfície da parede para receber pintura ou revestimento cerâmico. Essa camada pode ser feita de argamassa de areia e cal, industrializada ou não, ou ser substituída por massa corrida.
Quais as aplicações do cal?
A cal é utilizada na construção civil para elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura. Também tem emprego nas indústrias farmacêutica, cerâmica e metalúrgica. Na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, que tem por finalidade o controle da acidez do solo.
Para que serve a cal na massa?
Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura.
Quanto custa um saco de cal para pintura?
Em média, um saco de 8 kg de cal misturado com 16 litros de água rende uma pintura de 25 a 30 m². “O produto deve ser aplicado ao menos duas vezes, com intervalo de 24h entre as demãos.
Qual o cal usado para pintura?
A Cal de pintura Itaú é uma cal dolomítica hidratada de qualidade superior, que propicia uma pintura de intensa alvura, com alto poder de cobertura e resistência à abrasão. Ela dispensa o uso de fixadores, tem grande rendimento e não necessita de tempo de descanso após a mistura.
Quanto vale um saco de cal?
Não sabe o preço? Os sacos de cal para pintura não são nada caros, sendo possível comprá-los por menos de 50 reais. Só para se ter uma ideia, um saco de 8kg de cal para pintura comum custam cerca de 10 a 12 reais.
Para que serve o cal na massa de reboco?
Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade.