O Club de Regatas Vasco da Gama é uma das mais emblemáticas agremiações esportivas do futebol brasileiro, com uma história repleta de conquistas e glórias.
Representando uma homenagem ao lendário navegador português, o Vasco da Gama carrega consigo a coragem, a determinação e a busca por novos horizontes, valores que fizeram do clube uma das mais queridas e respeitadas agremiações esportivas do Brasil.
Símbolo de tradição e paixão, o Club de Regatas Vasco da Gama mantém viva a memória de um dos grandes heróis da história das Grandes Navegações e inspira milhões de torcedores a acreditarem em suas próprias jornadas de superação e conquistas.
Ao longo dos seus 120 anos de história, o Vasco da Gama foi campeão sul-americano, da Libertadores, da Copa do Brasil, quatro vezes do Brasileirão e outras tantas do Carioca. Mas nenhuma conquista no campo tem o mesmo peso de uma carta que, de tão emblemática, está exposta na sala de troféus em São Januário. Em 7 de abril de 1924, o então presidente José Augusto Prestes assinou o manifesto que ficou conhecido como a Resposta Histórica, comunicando que o Vasco se recusaria a disputar a divisão principal do Rio de Janeiro sem seus jogadores negros, exigência que havia sido imposta pelos dirigentes da época. A dimensão simbólica da atitude, considerada insurgente naqueles tempos em que o futebol de elite era privilégio dos brancos, transformou o clube cruzmaltino em estandarte da luta contra o racismo no esporte brasileiro.
O Vasco da Gama foi fundado como um clube de remo em 1898, por um grupo de 63 rapazes remadores, imigrantes portugueses. A reunião aconteceu no bairro da saúde. O nome escolhido foi Club de Regatas Vasco da Gama, em homenagem aos 400 anos a viagem do almirante à Índia.
No ano de 1924, o presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, José Augusto Prestes, enviou uma carta à AMEA, que veio a ser conhecida como a “resposta histórica”, recusando-se a se submeter à condição imposta e desistindo de filiar-se à AMEA. A carta entrou para a história como marco da luta contra o racismo no futebol.
Porém, o grande marco desta jornada, era o fato de o time contar com jogadores negros, mulatos portugueses e operários pobres de toda a região. Era a primeira equipe a não discriminar ou impedir que estas pessoas pudessem fazer parte de um clube de futebol. Esta luta, inclusive, teve início muitos anos anos antes, em 1904, quando o clube já enfrentava o racismo, ao eleger Cândido José de Araújo presidente do clube, um fato sem precedentes, até então.
Fundado em 21 de agosto de 1898, o Vasco nasceu como um clube de Remo, através de um grupo de 63 imigrantes portugueses e luso-descentes, no Bairro da Saúde, no Rio de Janeiro. O nome, foi uma homenagem aos 400 anos da descoberta do caminho marítimo das índias, pelo icônico almirante português Vasco da Gama.
No ano seguinte, em, 1923, o Vasco fez a sua estreia na primeira divisão e sagrou-se campeão, com vitórias icônicas sobre América e Fluminense e deixando o Flamengo com a vice colocação, sendo um grande marco social não só para o Rio de Janeiro, mas para o Brasil. A conquista significava uma resposta a todo o preconceito praticado pela sociedade e pelos clubes, que não permitiam negros em seus elencos.
No dia 24 de novembro de 1905, o clube conquistou o primeiro Campeonato Carioca de Remo. Em sua história no Remo, o Vasco soma mais de 45 títulos estaduais.
Seria o terceiro do jogador que assim ficaria de fora da peleja decisiva. Orientado pelo banco de reservas, o atleta ofendeu o árbitro Antônio Pereira da Silva e foi expulso.
Em 1931, o Vasco se tornou o segundo clube brasileiro a ser convidado para uma excursão internacional, depois do Paulistano. Neste mesmo ano, o Vasco aplicou uma goleada histórica de 7 a 0 no seu maior rival, Flamengo, sendo esta, a maior goleada entre as duas equipes em um clássico em todos os tempos.
O nome Vasco da Gama ecoa através dos séculos como um símbolo de inspiração para nunca desistir de perseguir os nossos sonhos e objetivos, mantendo vivo o legado de um dos maiores navegadores da história e do gigante clube de futebol que leva esse nome com orgulho e paixão.
No Início dos anos 40, o Vasco conquistou o Torneio Luís Aranha, em 1942, se consagrou bicampeão do Torneio Início. Após conquistas, o time vascaíno foi apelidado por “O Expresso da Vitória”, liderado por Ademir de Menezes.
Após essa questão, o Vasco disputou e venceu de forma invicta a Liga Metropolitana, enquanto em paralelo, as outras equipes jogavam o outro campeonato criado. Mas, em 1925, o clube passou por cima de tudo e conseguiu juntar-se à AMEA, voltando a enfrentar adversários mais expressivos novamente. A única condição era de que o time disputasse suas partidas no campo de Andarahy. Mesmo assim, o Vasco buscou construir seu próprio estádio e inaugurou o São Januário, em 21 de abril de 1917.
Além disso, o Vasco possui quatro títulos do Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil e 22 títulos do Campeonato Carioca.
Em 1944 venceu o Torneio Relâmpago, superando os outros quatro grandes da época (Flamengo, Fluminense, Botafogo e América) e aplicando uma goleada de 5 a 2 na última rodada sobre seu futuro rival, o Flamengo.
Seu nome é uma homenagem a São Januário, santo padroeiro do Vasco da Gama. Na época de sua inauguração, São Januário era o maior estádio do mundo e já recebeu importantes jogos da Seleção Brasileira.
A campanha vascaína foi impecável, com 11 vitórias, 2 empates e uma derrota, sagrando-se Campeão Carioca de futebol no ano de 1923, no seu ano de estreia. Era a primeira vez que um time da periferia, incomodava os times elitistas a época.
Em função do seu título carioca de 1950, o Vasco se qualificou a participar da Copa Rio de 1951, competição recentemente reconhecida pela FIFA como a primeira competição de clubes em nível mundial, com a participação de clubes europeus e sul-americanos.
O título brasileiro de 74, foi o primeiro “grande” do Vasco, e também é muito importante, pois abriu portas para outros grandes títulos. Naquela edição de Campeonato Brasileiro, o Vasco se sagrou campeão após bater o Cruzeiro por 2 a 1 na final.
A primeira partida da final foi jogada no dia 14 de dezembro, no Morumbi. O jogo terminou zero a zero. Mas o fato mais marcante foi o cartão amarelo recebido por Edmundo, craque cruzmaltino.
O dia oito de junho de 2011 é inesquecível para os cruzmaltinos. O Club de Regatas Vasco da Gama não conquistava um título em competições nacionais há 11 anos. O grito entalado na garganta do torcedor foi solto após um jogo memorável diante do Coritiba, em pleno Couto Pereira, que terminou com derrota por 3 a 2.
Vasco da Gama nasceu por volta de 1460, em Sines, Portugal, e desde jovem se dedicou à carreira de navegador. Inspirado por outras grandes expedições marítimas da época, Vasco da Gama ingressou na marinha portuguesa e embarcou em diversas jornadas ao longo de sua vida.