Aptidão geral é definida como o potencial do candidato e a capacidade de compreender novos conceitos, que são cruciais para o seu papel como empregado na organização. É a capacidade inata, aprendida ou adquirida de um indivíduo para executar determinadas tarefas.
Destaca-se por estratégias cognitivas de aprendizagem aquelas estratégias que operam diretamente com a informação e o uso destas estratégias refletirá na forma com que o aprendiz armazena, organiza e elabora as informações.
É a aprendizagem sobre o processo da aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com os objetos externos. A metacognição é a capacidade do ser humano de monitorar e autorregular os processos cognitivos.
A metacognição como processo da aprendizagem é o conhecimento dos próprios produtos cognitivos, isto é, o conhecimento que o sujeito tem sobre seu conhecimento. O aprendiz, na busca de regular os processos cognitivos, se depara com atividades que o desafiam, levando-o à aprendizagem conforme demonstrado na Figura 1.
Desempenho escolar – habilidades de funções executivas ajudam as crianças a lembrarem-se e seguirem instruções com várias etapas, evitar distrações, controlar respostas precipitadas, ajustar quando as regras mudam, persistir na solução de problemas e controlar obrigações de longo prazo.
É possível considerar três dimensões fundamentais que compõem as funções executivas: memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva14.
Atenção executiva: A via da atenção executiva está relacionada à detecção de erros e à habilidade de resolver conflitos, considerando diferentes tendências. O período importante de desenvolvimento desta via ocorre entre os 3 e 7 anos de idade.