A constante de ionização (representada pela sigla Ki) é a constante de equilíbrio que trata da concentração molar (quantidade em mol/L) dos íons presentes em uma solução preparada pela dissolução de um composto iônico em água.
Trata-se da constante de um equilíbrio químico que envolve a hidrólise de íons provenientes da água e do sal. A constante de hidrólise (Kh) refere-se a um equilíbrio químico estabelecido a partir da hidrólise de um sal (reação química que envolve um sal solúvel e a água).
A expressão para calcular a constante de hidrólise segue o padrão das constantes relacionadas com o equilíbrio químico, ou seja, multiplicação das concentrações dos produtos sobre a multiplicação das concentrações dos reagentes.
A hidrólise de sais com formação de um meio básico ocorre quando um sal apresenta cátion capaz de formar base forte e ânion capaz de formar ácido fraco. Para facilitar o entendimento, vamos utilizar o exemplo da hidrólise do cianeto de cálcio [Ca(CN)2].
Quando uma pequena quantidade de sal de cozinha é adicionada a uma considerável quantidade de água, a água é o solvente - e o sal, o soluto.
O que é uma solução salina? A solução salina é uma solução estéril indicada para "aclarar" e "enxaguar" depois da limpeza normal das suas lentes de contato. Não é um desinfectante, não poderá ser utilizada para limpar ou conservar as lentes, é apenas uma solução para aclarar ou humedecer as lentes.
Soluções são sistemas homogêneos formados pela mistura de duas ou mais substâncias. As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto.