Angiotomografia Coronariana Mostra a anatomia dos vasos presentes na região cardíaca, ou seja, as coronárias em imagens de alta resolução, sendo importante para diagnosticar obstruções e doenças. Sua indicação é para pacientes com doenças cardíacas ou suspeitas de calcificação coronariana.
Durante a angiotomografia coronariana, o contraste é injetado por uma bomba infusora em uma veia periférica (normalmente no braço) para que as artérias coronárias possam ser vistas após alguns segundos. Alguns pacientes podem sentir uma sensação de calor quando o contraste é injetado.
Angiotomografia permite ver claramente se há gordura ou cálcio nas artérias. Médico deve indicar se o paciente tem risco alto, moderado ou leve.
Os resultados de biópsias e citologias de normalmente são laudados em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório.
Depende da biópsia, depende do laboratório.... Se for feito particular / convênios, em média está pronta em 5 a 10 dias. Isso para o anatomopatológico. Se for feita imunohistoquimica, pode demorar mais 10 a 20 dias após o resultado inicial.
Como interpretar o resultado da biópsia Por exemplo, pode ser que o médico peça uma análise imunoistoquímica, para examinar as proteínas das células do câncer ou uma análise genética mais específica, em casos selecionados.
É um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica.
Normalmente, se existe uma suspeita de câncer colorretal, é realizada uma biópsia durante a colonoscopia. Nessa biópsia o médico remove uma amostra de tecido que é enviada a um laboratório de patologia para análise.
As biópsias da pele são geralmente feitas com anestésico local, que é injetado na região da lesão com uma agulha fina. O paciente provavelmente sentirá apenas uma pequena picada e um pouco de ardor quando o medicamento é injetado, mas durante o procedimento não deve sentir nenhuma dor.