Resposta. A Inglaterra decidiu ajudar a familia real porque sabia que o rei D. João iria abrir os portos quando chegasse no Brasil, ou seja, a Inglaterra iria poder finalmente exportar produtos para o Brasil, favorecendo a sua economia.
Resposta. Dom João VI antes de chegar ao Brasil, fez um acordo com a Inglaterra prometendo que abriria os portos da Colônia, que até então só Portugal tinha acesso. Essa promessa iria favorecer economicamente a Inglaterra, que escoltou a família.
Podemos afirmar que o interesse da Inglaterra na independência da América era puramente econômico e comercial, sendo que conforme os países conseguiam suas respectivas independências, podiam comercializar diretamente com os ingleses.
E, a própria Inglaterra estava interessada em ajudar as colônias espanholas porque, estava em plena Revolução Industrial. Isto quer dizer que, precisava de encontrar quem comprasse a produção de suas fábricas e, também de encontrar quem lhe vendesse matéria prima para trabalhar.
A Inglaterra tinha grandes interesses na Guerra do Paraguai, tanto que ficou por fora dessa Guerra, pois não queria que o Paraguai avançasse industrialmente e controlar as exportações na América Latina, e a Inglaterra tinha medo pois, nesse momento era a potencia industrial, abastecendo toda a Europa e América.
Resposta. Porque, quando as colônias ficassem independentes, elas teriam que comprar mercadorias. E a Inglaterra estava interessada em vender.