Qual O Grande Nome Da Fsica Clssica?

Qual o grande nome da fsica clssica

Já dotado de um método científico, a Física teve uma notável evolução com Isaac Newton, que realizou a primeira grande unificação da Física ao unir Céus e Terra sob as mesmas leis da Física, a gravitação universal.

Como dito antes, a Física Moderna trata a soma de teorias que surgiram no início do século XX. Essas concepções possibilitaram o desenvolvimento de estudos importantíssimos como a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade. Essa área também integra o estudo da cosmologia, da física de partículas, da física molecular e quântica.

Outras matérias

As principais descobertas nessa área incluem a estrutura eletrônica dos átomos, a natureza ondulatória das partículas subatômicas, a fissão nuclear e a fusão nuclear. Os principais estudiosos da física atômica e nuclear incluem Ernest Rutherford, Marie Curie, Niels Bohr e Enrico Fermi.

Diante do exposto, é importante salientar que as Teorias possuem um Domínio de Existência (DE), ou seja, são válidas e aplicáveis a determinados cenários. São sinônimos de Teoria: Lei, Princípio, Postulado...

Em sua forma mais simples, a mecânica lida com o conceito de força comumente descrito pelas leis da mecânica de Newton. Da mesma forma, a lei universal da gravitação de Newton explica como os objetos interagem uns com os outros por meio de forças gravitacionais quando estão separados por uma certa distância. Além disso, existem outros princípios importantes relacionados a este tópico: conservação de energia, mecânica dos fluidos, movimento e outros conceitos associados, como impulso, trabalho, potência mecânica, para citar alguns.

Ramos da Física Clássica

Ramos da Física Clássica

Eletromagnetismo: investiga as características, propriedades e comportamentos dos fenômenos elétricos e magnéticos. Ela é subdividida em Eletrostática, Eletrodinâmica e Magnetismo.

Ao escrever seu livro "Philosofiae Naturalis Principia Mathematica", Isaac Newton apresenta ao mundo uma formulação robusta e bem embasada, capaz de explicar os principais fenômenos na época. Com a evolução da física e novas descobertas no campo de eletromagnetismo, sua teoria já não era aplicável. E então uma nova Teoria precisou ser formulada para que os fenômenos naturais pudessem ser descritos adequadamente.

Conclusões

Isso mostra seu respeito às teorias predecessoras e aos homens que as desenvolveram, como Galileo Galilei, Johanes Kepler dentre outros. E certamente, Newton viu muito longe e sua contribuição às ciências naturais foi incomensurável.

Ainda hoje a Termodinâmica continua a responder a muitas das necessidades da humanidade, por exemplo, a produção de eletricidade a partir de centrais termoelétricas que operam com ciclos termodinâmicos.

As aplicações práticas da física atômica e nuclear são numerosas e abrangem desde a produção de energia nuclear até a medicina nuclear e a tecnologia de detecção. A energia nuclear é utilizada em usinas para gerar eletricidade, enquanto a medicina nuclear é usada para diagnóstico e tratamento de doenças.

Arquivos

Arquivos

Alguns grandes expoentes da física, como Albert Einstein e Isaac Newton, são famosos mundialmente por suas descobertas e teorias. Alguns, não tão conhecidos, como Max Planck, também são fundamentais para o avanço dos estudos da física e de muito que conhecemos dessa área até os dias de hoje. Vamos falar um pouco sobre cada tipo de física e suas principais descobertas. Se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e estudar, como por exemplo, sobre Ondulatórias, no nosso site.

Física clássica

A Física Clássica corresponde a uma etapa da Física que se desenvolveu antes de 1900, e que por sua vez se subdivide em diferentes ramos conforme a área de estudo, dedicada ao movimento e comportamento dos objetos em escala macroscópica, e relacionada ao estudo do espaço, tempo, matéria e energia. Especificamente, a Física Clássica abrange desde a mecânica clássica até as leis eletromagnéticas descritas por Maxwell em 1865.

A física é uma ciência com valor experimental, através da qual as teorias e as leis são extraídas se baseando nos experimentos. Esta disciplina é dividida em três ramos fundamentais, como já citamos, sendo eles a física clássica moderna e contemporânea.

Físicos famosos atuais

Então, uma Teoria nada mais é que uma observação de determinado padrão e assumido como verdade. Ela não é provável (aquela que se pode demonstrar), mas aplicável e observável.

As evidência de uma misteriosa força anti gravitacional, a energia escura, que causa a expansão do universo em um ritmo cada vez mais veloz confirmaram uma ideia originalmente proposta e depois descartada por Albert Einstein. Essa descoberta sacudiu as bases da cosmologia observacional e supôs um grande avanço na compreensão da evolução e do destino final do cosmo, a o constatar que está dominado por energia e não por matéria – e que além disso essa energia é escura.

1905: comprovação do efeito fotoelétrico por Albert Einstein (1879-1955), que possibilita o funcionamento das portas automáticas em shoppings.

Sumário

Do ponto de vista histórico, este ramo da física é relacionado as pesquisas realizadas antes do século XX. A física clássica mostra um modelo de mundo regido por leis mecanicistas na visão do mundo e do universo físico.

Embora suas Leis não sejam válidas em alguns cenários, é importante salientar que Newton deu ao mundo uma formulação matemática completamente nova: o Cálculo Integral e Diferencial, desenvolvido paralelamente pelo filósofo, polímata e matemático Gottfried Wilhem Leibnitz, com quem Newton rivalizou por anos sobre a autoria dessa ferramenta matemática que revolucionou a Ciência.

Qual a influência da física no mundo moderno?

A Física Moderna possibilitou uma série de descobertas importantes para a compreensão da estrutura da matéria e sobre a natureza da luz. Além disso, explorou a natureza do mundo microscópico e as grandes velocidades relativísticas, trazendo explicações para fenômenos físicos que antes desconhecidos.

O que começar a estudar em física?

Sete dicas de “ouro” para um estudo da Física mais efetivo

  1. 1ª Dica: Comece pelo básico!
  2. 2ª Dica: Melhore suas habilidades matemáticas.
  3. 3ª Dica: Crie o hábito de estudar diariamente.
  4. 4ª Dica: Se você não é bom em leitura, dificilmente será bom em resolver problemas de Física.
  5. 5ª Dica: Não tente decorar, entenda!
  6. 6ª Dica – Desenhe: isso ajuda!
  7. 7ª Dica: Peça ajuda sempre!

O que estudar em Física para vestibular?

Dentro daquilo o que cai no vestibular na etapa da prova de Física, podemos destacar os seguintes conhecimentos que figuram entre os mais recorrentes:

  • Leis de Newton;
  • Mecânica;
  • Princípios da Termodinâmica;
  • Energia e eletricidade;
  • Ondas (ondulatória).