Se você já leu diversos artigos sobre dividendos, já deve ter se perguntado se existe algum dividend yield ideal.
Como regra geral, as ações com maior DY são consideradas mais atraentes para os investidores. Isso porque elas podem proporcionar uma boa rentabilidade, com rendimentos maiores à parte dos preços de mercado das ações. Além disso, o Dividend Yield pode ser usado como um indicador de segurança financeira de uma empresa, pois as empresas com maior DY estão mais dispostas a pagar retornos aos investidores.
Na hora de escolher os melhores investimentos, a decisão deve ser baseada em uma análise ampla e consciente. Acredite, quem utiliza informações sólidas na hora de comprar e vender ações (ou quaisquer outros títulos) diminuem os riscos e aumentam suas chances de sucesso.
Os investidores precisam estar sempre atentos aos indicadores relacionados às suas aplicações, sejam elas de renda fixa ou variável, visto que eles ajudam a entender se você está lidando com um bom pagador ou uma empresa com problemas. Entre eles, está o Dividend Yield.
A porcentagem que você receberá é influenciada por dois fatores: o percentual que a empresa distribui e a sua participação na empresa, ou seja, quantas ações da empresa você possui.
Depois de ter os dados de dividendos, você deve dividir o total de dividendos pelo preço atual das suas ações. O resultado deste cálculo será o Dividend Yield de sua carteira.
Outro comparativo interessante, para observar se vale ou não a pena aplicar seu dinheiro na ação ou FII, é comparar com o rendimento do CDI. Para facilitar o entendimento, veja um exemplo prático: imagine que, após o cálculo do DY você obteve o valor de 7%. Em 2021, o CDI acumulado foi de 4,42%, ou seja, a ação com dividend yield de 7% é equivalente a investir em um CDB com aproximadamente 140% do CDI.
Muito pelo contrário, há casos em que o valor fica alto pelo fato da cotação estar em baixa, com preço depreciado. Por isso, outros indicadores precisam ser analisados em conjunto antes de tomar a decisão sobre investir ou não naquela ação.
Os analistas fundamentais procuram identificar as tendências de dividendos durante os anos anteriores. Se a tendência for de crescimento, pode ser uma boa indicação de segurança para os investidores.
Além disso, o DY também pode ser usado para avaliar o risco de um investimento. Um DY mais alto indica que a empresa pode ser mais resistente a choques ou crises financeiras, pois tem a capacidade de pagar dividendos em um cenário de incerteza. Por outro lado, uma empresa com um Dividend Yield mais baixo pode estar mais exposta a riscos, devido à menor capacidade de pagar dividendos aos investidores.
Você pode conferir o nosso material gratuito do ranking das top 7 melhores ações pagadoras de dividendos que preparamos para você! Conheça a estratégia com potencial de aumentar seu recebimento de dividendos em ações.
O Payout é importante para analisar qual o nível de maturidade de uma empresa, já que esse indicador mostra qual o percentual de dividendos que ela está distribuindo aos seus acionistas em relação ao seu lucro líquido obtido.
Por exemplo, durante uma economia forte, algumas empresas podem optar por aumentar seus dividendos para recompensar os acionistas pelo bom desempenho da empresa. Por outro lado, durante uma economia fraca, algumas empresas podem decidir reduzir os dividendos para preservar sua saúde financeira.
Para fazer o cálculo você vai precisar de informações sobre os dividendos distribuídos e o preço da ação. Entre na área de Relação com os Investidores, no site da empresa a qual deseja investir. Ali estarão os detalhes sobre a divisão de dividendos e os lucros obtidos nos últimos 12 meses.
Como o DY é uma métrica, ele deve ser analisado em relação a outros indicadores das empresas. Essa recomendação se baseia no fato de que quando uma ação está muito valorizada ou desvalorizada, o valor do indicador acaba se distorcendo.
A principal desvantagem do investimento em ações com alto Dividend Yield é o fato de que, em geral, as empresas que pagam dividendos frequentemente e em maior quantidade não possuem necessariamente o melhor desempenho no mercado.
Entretanto, analisar rankings de forma isolada pode distorcer a sua avaliação como investidor. Por isso, leia sempre a política de distribuição de lucros das empresas desejadas.
O Dividend Yield tem o objetivo específico de avaliar o potencial de dividendos de uma empresa. Assim, o Dividend Yield fornece uma informação sobre o retorno dos dividendos para os acionistas.
Como os dividendos envolvem a distribuição de lucros, ao longo do ano existem fatores que impactam positiva ou negativamente no DY. Alguns exemplos positivos, que aumentam o valor do DY são:
Quando os preços das ações estão caindo, o rendimento dos dividendos tende a aumentar, pois os acionistas geralmente recebem uma parcela maior do lucro em relação a quanto estão investidos. Por outro lado, quando os preços das ações estão altos, o rendimento dos dividendos tende a diminuir, pois os acionistas recebem uma parte menor do lucro em relação ao que estão investidos.