EQST

Qual O Conceito De Segregaço?

Qual é o conceito de segregação?

Separação geográfica de grupos em razão da sua raça, etnia, religião ou qualquer outra categoria que arbitrariamente é utilizada como motivo de discriminação espacial dos seus membros. A segregação pressupõe um desequilíbrio de forças entre o grupo segregado e os autores da segregação.

Qual é o tipo de segregação?

Segregação
  • Segregação racial — separação ou isolamento de uma raça ou grupo étnico.
  • Segregação urbana.
  • Segregação espacial.
  • Apartheid — regime político de segregação racial.
  • Segregação cromossômica, durante a meiose, dos cromossomos de origem paterna e materna.

Qual é o sinônimo de segregação?

18 sinônimos de segregação para 2 sentidos da palavra segregação: Afastamento: 1 afastamento, apartação, desligamento, desmembramento, desunião, discriminação, distanciamento, insulação, isolamento, marginalização, segregamento, separação.

O que se entende por segregação social?

A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer.

Quais as causas da segregação?

Pode-se dizer que a segregação urbana é a representação ou reprodução espacial e geográfica da segregação social, estando quase sempre relacionada com o processo de divisão e luta de classes, em que a população mais pobre tende a residir em áreas mais afastadas e menos acessíveis aos grandes centros econômicos.

O que é segregação ambiental?

É no espaço urbano onde se manifesta a relação social desigual, ou seja, uma segregação sócio-ambiental como uma manifestação das incoerências do sistema capitalista, no qual encontra na cidade o seu locus pleno.

O que é segregação econômica?

A desigualdade econômica se caracteriza pela distribuição desigual de renda em determinada região, sendo influenciada por fatores históricos, sociais e pela falta de investimento em políticas sociais.

O que significa a palavra segregado?

Segregar é um verbo transitivo que significa separar, apartar, colocar de lado, isolar, expulsar ou expelir.

Qual o significado do termo segregação racial?

Segregação racial é o impedimento, com base na origem étnica (ou “raça”), do usufruto dos direitos disponíveis para todos os membros de determinada sociedade. Esta forma de discriminação social pode ser institucionalizada pelo Estado ou pode ser fruto das atitudes de uma parte da população.

Quais são as principais causas da favelização?

A Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. ... A problemática da formação de favelas no espaço da cidade está diretamente ligada a dois principais fatores: a urbanização e a industrialização.

Quais são as consequências dessa segregação?

A residência em locais altamente segregados teria como principais conseqüências o isolamento em relação às redes sociais e econômicas mais relevantes e a exposição a diversas condições de risco, que gera uma série de "externalidades negativas" com efeitos significativos sobre os circuitos de reprodução da pobreza ( ...

O que é segregação urbana ou ambiental?

A segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades. ...

O que é segregação espacial explique?

No campo das ciências humanas, segregação espacial é a dignidade de grupos sociais ou étnicos dentro de um determinado retilíneo. A segregação pode portanto obedecer a critérios de etnia, nacionalidade ou classe social e seu caráter espacial é fundamental. ...

O que é algo cósmico?

1. Do universo ou a ele relativo. 2. Diz-se do astro que nasce e se põe simultaneamente com o Sol.

O que é o material segregado?

O que consiste a segregação dos resíduos? Segregar, assim como a própria palavra já diz, é separar os resíduos de acordo com suas características físicas, químicas, biológicas e radiológicas, bem como de acordo com seu estado físico (sólido e líquido) e ainda forma química.