Dinorá vai ser pega aos beijos com o seu amante Celso (Murilo Rosa) em O Cravo e a Rosa. A mulher vem traindo Cornélio ao longo da novela, que finalmente vai descobrir a infidelidade da esposa. Abaixo, relembre como Cornélio descobre a traição de Dinorá.
"Você não vai sentir falta do violino, minha Manga Rosa? Vamos, diga que não vai me abandonar, que vamos continuar tendo nossas aulas de violino", diz o rapaz, enquanto agarra a filha de Josefa.
Após cair feito bobo na conversa de Dinorá, Cornélio contará com a ajuda de Dalva (Bia Nunes) para desmascarar a sirigaita. A mãe de Candoca (Miriam Freeland) arma uma cilada para a própria prima, atraindo o casal de amantes para sua casa e convidando o milionário traído para uma conversa no mesmo horário.
Para quem não se lembra como tudo aconteceu quando Cornélio descobre traição de Dinorá, Celso foi até a pensão para visitar Candoca e por lá esbarrou na amante. Dalva então disse que havia se esquecido de realizar um trabalho com alguns tecidos no segundo andar da casa e insistiu que Josefa (Eva Todor) fosse com ela, deixando a dupla de amantes sozinhos.
Cornélio decide se mudar para o hotel e deixa Dinorá na pobreza, assim como Josefa (Eva Todor) e Heitor (Rodrigo Faro), que também eram sustentados pelo homem.
O capítulo 184 da exibição original dos anos 2000 revela quando Cornélio descobre traição de Dinorá na novela O Cravo e a Rosa. Na cena, ele flagra Celso e Dinorá na pensão de Dalva e surta com a esposa. Tudo acontece por culpa de Dalva, que chama o primo quando Dinorá e o amante estão sozinhos no andar térreo.
Celso tenta disfarçar, pois eles estão na frente de Dalva e Josefa, mas se explica para Dinorá: "Não é bem assim. É que nós somos noivos, mas...". "O que importa, Dinorá? Candoca tem até outro pretendente. E justamente por isso ela não deve guardar antigas mágoas", interrompe Dalva.
Depois, se dá conta da situação e toma uma atitude drástica. Sem pensar duas vezes, ele escorraça a esposa. “Faça as malas. Quando eu chegar não quero ver ninguém!“, decreta, expulsando Dinorá de casa junto com sua mãe.
Para completar, a ardilosa e sua mãe vão morar na pensão de Dalva e perdem a vida boa. Já Heitor descobre que é filho de Calixto (Pedro Paulo Rangel) e começa a trabalhar na fazenda de Petruchio (Eduardo Moscovis).
+ Substituta O Cravo e a Rosa: Cheias de Charme pode passar em 2022
"Escolhi o Celso porque ele era amigo da família, já tinha estado em casa. Achei que você preferia um professor que conhecesse e não um desconhecido", justifica Dinorá. Logo, a mulher se faz de vítima e comenta: "meu Deus Cornélio, mas o que você estava pensando?"
Dinorá fica desesperada. Ela tenta encontrar uma justificativa, mas acaba piorando tudo. A adúltera é atacada por Cornélio, que é contido por Dalva e Celso. O homem começa a se bater e repete que é um asno.
“Não é o que eu estou pensando, seus safados? Você acha que eu sou um asno? Que eu tô cego? Que eu tô doido?”, afirma o aposentado, tomado pelo ódio. “Eu te chamava de divina, mas não passa de uma diaba!”, acusa.
Após ser desmascarada por Cornélio, Dinorá ficará na sarjeta e comerá o "pão que o diabo amassou". A mulher terminará o romance com Celso e passará a procurará emprego, já que o ex-marido cortou as mordomias da mulher e sua família.
O ricaço conta com a ajuda de um funcionário do hotel para conseguir entrar no quarto em que Dinorá está. A mulher não faz ideia de que o marido está a apenas alguns passos e flerta com o amante: "foi uma aula maravilhosa". "É bom saber que você dança conforme a minha música", diz o personagem de Rosa, que está terminando de abotoar o vestido da mulher.
Cornélio discorda da esposa e Dinorá explica: "eu estava aqui tendo aula de violino. Esse é o Celso, ele é estudante de música, você sabe". "Não sabia que você tocava violino", diz o personagem de Ney Latorraca.
"Nunca pensei que fosse capaz de me trair. Mas agora eu não posso negar as evidências que vi com os meus próprios olhos”, falará. Ele ordenará que ela, a mãe e o irmão, Heitor (Rodrigo Faro), façam as malas e deixem a casa imediatamente.
Cornélio (Ney Latorraca) vai mostrar que não tem esse nome à toa em O Cravo e a Rosa. O aposentado vai descobrir que é corno nos próximos capítulos da novela.