Por ser composto por 95% de água e outros 5% de elementos como cálcio, magnésio e potássio, os adeptos a urinoterapia afirmam que a urina traz uma série de nutrientes para o corpo humano, melhorando o humor, ajudando o crescimento capilar e deixando a pele livre de espinhas.
A urinoterapia é um método de cerca de 5.
Como funciona a urinoterapia?
Resposta. Filtração sanguínea (pelos rins), excreção do metabolismo (pela uretra), transporte (ureter e uretra) e armazenamento temporário da urina (bexiga ou vesícula urinária).
A dor ou ardência ao urinar pode indicar problemas urinários, tais como infecção por fungos, infecções sexualmente transmissíveis ou alergia a algum produto. Por isso, é importante consultar um médico quando essa ardência se mantém por mais de 2 ou 3 dias.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Uma das funções dos rins é controlar o conteúdo de sal no sangue, é por isso que a urina contém “água salgada”. Mas a cor amarela vem basicamente das substâncias que serão eliminadas por nosso organismo.
"Temperatura e cheiro são os principais sinais de adulteração. Não tem como uma amostra ter calor muito diferente de 36 graus, que é a temperatura humana.
A ingestão de água recomendada para adultos deve ser em média de 1,5 a 2 litros por dia. É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica falta de água de organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.
Segundo os especialistas o xixi saudável deve ser amarelo claro, quase transparente, com o mínimo de espuma e sem cheiro. Além disso, ao urinar, a pessoa não deve sentir qualquer desconforto ou dor.
Infecção urinária: doença pode levar a casos mais severos. Previna-se! Verde ou azul pode ser o corante azul de metileno, utilizado na fabricação de algumas medicações? R – A urina verde ou azul pode ser pela presença de altos níveis de cálcio no sangue, infecção e medicamentos como sepurin.
O elemento que faz com que o xixi fique tão amarelado – às vezes até um pouco neon! – é o excesso de vitamina B2. Essa substância, também conhecida como riboflavina, é um ingrediente bastante comum nos multivitamínicos.
A presença de sangue costuma deixar a urina avermelhada, mas se o sangramento for em pequena quantidade, a urina pode adquirir uma coloração apenas um pouco mais escura que o habitual. Entre os medicamentos, o antibiótico metronidazol é aquele que mais frequentemente causa escurecimento do amarelo da urina.
A Vitamina B2 funciona ativamente no estímulo e aumento da produção de sangue no corpo. Mas esta é apenas uma das funções da riboflavina no corpo. Essa vitamina também atua na proteção da visão e de todo o sistema nervoso. Ela atua no metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas.
Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação. É importante beber mais água; Laranja: Pode indicar falta de água ou a presença de pigmentos de alimentos.
Urina laranja A urina pode ficar laranja devido a um alto consumo de alimentos ricos em betacaroteno, como abóbora, caqui, cenoura, mamão e manga, ou à ingestão de suplementos vitamínicos ou alguns medicamentos. Nesse caso, a alteração da cor da urina é temporária e não é sinal de problemas.
- Urina amarronzada: cor de chá- mate ou de “coca-cola” pode significar doença hepática ou renal. - Urina de coloração escurecida: quase preta, pode significar porfiria ou acetonúria, doenças genéticas raras.
Problemas nos rins O comprometimento da função dos rins, seja devido a infecção ou por consequência de doenças, pode também resultar em urina escura, isso porque o processo de filtração e absorção dos rins fica alterado, o que pode deixar a urina mais concentrada e escura.
O que pode ser Urina vermelha. Quando a urina está vermelha ou ligeiramente avermelhada, geralmente indica a presença de sangue, no entanto, existem outras causas que podem provocar essa alteração da coloração, como a ingestão de alguns alimentos ou remédios.
Avermelhado: Esse tom é um sinal de alerta e pode significar que há a presença de sangue no xixi. "É possível que haja algum sangramento nos rins, no ureter, na bexiga ou na uretra.
Urina marrom A urina marrom, ou muito escura, geralmente é sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos como Metildopa ou Argirol podem escurecer a urina. Confira quando a urina escura pode ser grave.
Alterar a coloração da urina apos o consumo de beterraba é um fenômeno temporário, pois, a beterraba tem um composto chamado betacianina que da uma pigmentação "rosa/avermelhado" na urina. É normal a mudança de coloração da urina apos o seu consumo e em 24 horas volta a coloração normal.
A hematúria microscópica pode ser encontrada quando um exame de urina é feito por outra razão. Pessoas com hematúria podem ter outros sintomas de distúrbios do trato urinário, como dor no flanco ou nas costas, dor no baixo-ventre, urgência para urinar ou dificuldade para urinar, dependendo da causa do sangue na urina.
Sangue na urina não significa necessariamente ter câncer na bexiga. Hematúria frequentemente, pode ser causada por outros motivos, como infecção, tumores benignos, cálculos renais ou outras doenças benignas do rim.
Embora esse sinal seja comum na cistite, ele também pode ocorrer na pielonefrite ou na uretrite. Assim como a disúria, a presença de sangue surge pela irritação da bexiga e da uretra. Quando o paciente tem hematúria, a origem da infecção urinária pode ser a uretra, a bexiga ou os rins.
Normalmente pode ocorrer sangramento e dores leves durante o período em que estiver em uso de cateter duplo "J". O ideal é que converse com seu médico para que avalie seu quadro, ver possibilidade de infecção urinária e programar a retirada do cateter.
2) Complicações e Riscos: polaciúria, dor, presença de sangue na urina, deslocamento do cateter para bexiga necessitando recolocação, cólicas renais, coágulos, estenose e ou lesão do ureter, formação de coleções sanguíneas ou de urina no rim ou no ureter, obstrução ureteral por coágulos, infecção local, drenagem por um ...