Tatu-galinha | Fauna | G1. Distribuição: Encontrado dos Estados Unidos, ao norte da Argentina e em todo o Brasil. Alimentação: Embora seja considerado herbívoro, ele também se alimenta de pequenos insetos, carniça e ovos.
Tatu-peba (Euphractus sexcinctus): também chamado de tatu-amarelo, pela coloração das suas escamas, ou tatu-de-cemitério, pelo hábito de se alimentar de carcaças. É mais pesado que o tatu-galinha, com peso médio de 5,4 kg.
Animais. O nome tatu é de origem tupi e se refere à carapaça nestes animais (ta=duro; tu=espesso). Quanto a essa estrutura, o tatu-galinha, Dasypus novemcinctus, possui carapaça mais convexa que os outros tatus, e nesta há pequenas placas, com nove cintas móveis, localizadas centralmente, no dorso.
122 dias
Dasypus novemcinctus L., chamado vulgarmente tatu-galinha, tatu-verdadeiro, tatu-de-folha, tatu-veado, tatu-liso e tatuetê, é um tatu encontrado dos Estados Unidos ao Norte da Argentina e Brasil.
38 – 58 cmAdulto, sem cauda
Erga uma estrutura telada, com piso de cimento e semicoberta, no tamanho de 6 x 5 x 2 metros, medidas recomendadas para acomodar cinco matrizes e dois machos. Dentro do viveiro, coloque caixas de recria e uma caixa de alvenaria ou de madeira com terra (toca artificial), pois o tatu gosta de cavar buracos no chão.
19 – 33 kgAdulto
Todavia, desde que criou, em 2010, o Projeto Tatu-Canastra, realizado pelo IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas e o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (Icas), muitas descobertas já foram feitas sobre o comportamento e os hábitos desse animal, o Priodontes maximus, a maior entre as 21 espécies de tatu do ...
Priodontes maximus
Tatu-canastra: 19 – 33 kg
2,5 – 6,5 kgAdulto
59 kgAdulto
O tatu é um mamífero da mesma família do tamanduá e do bicho-preguiça. Tem o corpo coberto por placas ósseas, que o protegem de predadores e outros perigos. O tatu-de-nove-listras é o único tipo de tatu encontrado nos Estados Unidos.
As espécies de tatu do gênero Tolypeutes contam com cerca de 30 cm de comprimento, têm coloração marrom anegrada e, geralmente, três cintas móveis. São os únicos tatus capazes de se enrolar completamente dentro da carapaça, assumindo o formato de bola.
Mamíferos
Nem dá para imaginar que o casco duro que envolve o corpo do tatu (Euphractus sexcinctus) esconde uma carne macia, leve e de sabor marcante.
Predadores naturais do tatu-bola, mais comuns na natureza são a onça-pintada e a jaguatirica. Devido à caça indiscriminada do homem, o tatu-bola encontra-se ameaçado de extinção!
Tatupeba