O Neoclassicismo é um movimento artístico e cultural iniciado na Europa no século XVIII que inovou a forma como a literatura, pintura, escultura e arquitetura eram produzidas. ... O com objetivo de reapresentar as belezas e formas das Artes Clássicas, a corrente passou a valorizar as tradições greco-romanas.
São características da arte neoclássica, EXCETO: A) Influência da arte da Grécia e de Roma.
O neoclassicismo conheceu seu ponto mais alto entre meados do século XVIII e as décadas iniciais do século XIX, quando Winckelmann fazia grande propaganda da cultura antiga e nas artes brilhavam Goethe, David, Haydn, Mozart e Canova, além de muitos outros.
Além de Debret, a Missão Francesa trouxe Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830) e o alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858). ... Quanto a Debret, suas obras fotografaram o Brasil de meados do século XIX, em seu cotidiano.
O estilo neoclássico de arquitetura surgiu a partir de um movimento europeu de mesmo nome que ocorreu no final do século XVIII, se sobrepondo ao estilo barroco e rococó, e era reconhecido pela classe dominante da época como representação de poder e influência.
O neoclassicismo foi trazido ao Brasil pela corte portuguesa em 1808. O neoclassicismo chegou ao Brasil graças à corte portuguesa por volta de 1808. Uma das primeiras manifestações do movimento se deu em 1826, no momento da fundação da Academia Imperial de Belas-Artes.
Jacques Louis David
Jacques-Louis David (pronúncia francesa [ dɒvid ] ) (Paris, 30 de agosto de 1748 – Bruxelas, 29 de dezembro de 1825) foi um pintor francês, o mais característico representante do neoclassicismo.
Pode-se citar entre os principais eventos históricos que acompanharam o período neoclássico a: A)Balaiada e a Revolução Francesa.
O romantismo na arte surgiu no início do século XIX, uma época caracterizada por transformações sociopolíticas e culturais. ... Assim, muitos artistas elegeram a liberdade de expressão e de criação como palavras de ordem, mostrando profundo desinteresse pelo rigor e academicismo de correntes anteriores, como a Neoclássica.
Pintura do romantismo
Como expoentes do romantismo, além do pintor Eugène Delacroix (1798-1863), podem-se citar os artistas Théodore Géricault (1791 - 1824) na França, e William Turner (1775 - 1851) e John Constable (1776 - 1837) na Inglaterra, entre outros.
No entanto, os principais artistas fauvistas foram: