Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. ... Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.
Os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. ... Tanto o Ludismo e como o Cartismo foram movimentos que colocaram em destaque a questão do trabalho e as suas condições. O nome do movimento deriva do nome de um suposto trabalhador, Ned Ludd, que teria quebrado as máquinas de seu patrão.
Eram diferentes no modo como agiam e como se organizavam: o ludismo era muito mais radical, propondo a ação direta, e o cartismo era muito mais reformista, propondo ações políticas. Os luditas temiam que as máquinas desempregassem as pessoas, e por isto as sabotavam, destruindo a propriedade da burguesia.
Os movimentos feministas são movimentos políticos, que tem como principal objetivo, alcançar a igualdade entre os gêneros, garantindo a participação ativa de mulheres nas realidade da sociedade onde vivem.
Resposta: O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde consiste em um heterogêneo feixe de correntes de pensamento e movimentos sociais que têm na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, reivindicando medidas de proteção ambiental e sobretudo uma ampla mudança nos hábitos e valores da sociedade.
O movimento ambientalista organizado iniciou realmente após a triste ocorrência das duas bombas atômicas lançadas na segunda guerra mundial em 1945 em Hiroshima e Nagasaki pelos Estados Unidos. Pois foi a partir deste episódio que o ser humano percebeu o imenso potencial destruidor que podemos ter (PAUL, 1981.
Portanto, os chamados movimentos ecológicos tiveram início mundial na década de 1960, mas na época as pessoas que tinham interesses particulares em esconder a verdade, procuravam camuflar ou desacreditar essas verdades em relação ao perigo da degradação ambiental. ...
Na escala global de ações, podemos citar diversas organizações ambientalistas, tais como o GreenPeace, o World Wildlife Fund e o Environmental Defense Fund.
Uma das conquistas notáveis do movimento foi ter dado espaço e legitimidade para reivindicações ecológicas de filósofos, povos indígenas, comunidades tradicionais e de antigas religiões orientais como o Budismo e o Hinduísmo, que entendem a natureza – incluindo o homem – como um todo integrado e interdependente que ...