O objetivo do movimento era rejeitar totalmente o passado e o moralismo, sugerindo, inclusive, o repúdio aos movimentos anteriores como o simbolismo, o impressionismo e o naturalismo, assim como a destruição de cidades antigas e museus em função de uma “higienização do mundo”.
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade; - Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo. Uso da multiplicação de detalhes e linhas.
Abstracionismo lírico, ou abstracionismo expressivo, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior"; tendo sido influenciado pelo expressionismo, mais propriamente no Der Blaue Reiter .
A arte figurativa ou figurativismo, ao contrário da arte abstrata (abstracionismo), é um estilo artístico das artes visuais pautado na representação das formas, seja de seres humanos, objetos, animais, paisagens, entre outros.
Existem várias fases na arte abstrata: Abstracionismo sensível ou informal: nessa fase, juntamente com Kandinsky, podemos citar o nome de Franz Marc (1880-1916). As cores e as formas são a expressão maior desse período. Tachismo: manchas colocadas dentro de certo limite (o braço do artista, por exemplo).
O pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o precursor da arte abstrata com suas obras Primeira Aquarela Abstrata (1910) e a série Improvisações (1909-14).
Sua primeira pintura abstrata foi realizada em 1947, quando passou a se dedicar a esse estilo artístico com cores puras e formas orgânicas. O pintor Alfredo Volpi (1896-1988), considerado um dos principais pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira, também foi um grande nome do abstracionismo no Brasil.
A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.
Para criar um quadro abstrato, é preciso imaginação e senso de criatividade. Na arte abstrata colocamos diferentes cores e formas em conjunto para criar uma peça que representa para cada algo admirador em particular.
A definição mais clássica diz que arte é “algo inerente ao ser humano, feito por artistas a partir de um senso estético, com o objetivo de despertar e estimular o interesse da consciência de um ou mais espectadores, além de causar algum efeito”.
Quais são os Tipos da Arte Abstrata?
Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata. ... Abstracionismo Sensível ou Informal, predominam os sentimentos e emoções.
A arte abstrata é dividida em dois tipos diferentes, também chamados de vertentes: abstracionismo clássico e abstracionismo cultural.
Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.
Abstracionismo atribui-se a toda forma de representação bidimensional ou tridimensional, não subordinado pela figuração ou imitação da natureza. ... A Arte Abstrata tinha o objetivo de encontrar uma nova forma de expressão plástica, distanciada das formas figurativas ou representação da natureza.
As cores secundárias são o resultado da combinação de duas cores primárias. São consideradas secundárias: laranja, verde e roxo....Cores secundárias
As cores primárias são as que não podem ser obtidas por meio da mistura de outras cores. Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho.
As cores primárias são três: vermelho, azul e amarelo. Tempos atrás era ensinado que essas cores são formadas sem a mistura de outras, ou seja, não podem se decompor em demais cores....Cores Complementares
Resposta. A mistura das cores dominantes – chamadas de primárias aditivas – em diferentes combinações e níveis variados de intensidade pode simular as cores existentes na natureza. ... Combinando duas cores aditivas primárias puras, será produzida uma cor primária subtractiva.
Classificação das Cores As cores são classificadas em: Cores Primárias: são as chamadas "cores puras": vermelho, amarelo e azul. Cores Secundárias: união de duas cores primárias: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).
Cores Primárias – ou cores puras, fazem parte desse grupo o vermelho, azul e amarelo. Cores Secundárias – compostas pela junção de duas cores primárias, a exemplo da cor verde ou laranja. Cores Terciárias – mistura de uma cor primária com uma secundária, como o vermelho-arroxeado.
As cores são tradicionalmente classificadas da seguinte forma: Cores Primárias: são as cores puras, ou seja, o vermelho, azul e amarelo. Cores Secundárias: união de duas cores primárias, por exemplo, verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).
As cores primárias correspondem às cores puras, sendo portanto, o azul, o amarelo e o vermelho. ... As cores secundárias correspondem às cores resultantes da mistura das cores primárias como por exemplo, laranja (mistura entre vermelho e amarelo), verde (mistura entre amarelo e azul) e roxo (mistura entre azul e vermelho).