Nao existem colirios para acabar com a pinguecula. Entretanto, os lubrificantes e colirios anti inflamatorios proporcionam maior conforto. Pinguecula representa uma elevação da conjuntiva, geralmente na região de 3 e 9 horas podendo inflamar e causar sintomas como olho vermelho, ardor, dor e sensação de corpo estranho.
O que fazer: na maioria dos casos o tratamento do pterígio é feito por um oftalmologista através da aplicação de colírios, no entanto, também pode ser recomendada cirurgia, caso o crescimento de tecido seja muito exagerado. Assim, se existir suspeita de pterígio é muito importante consultar um oftalmologista.
A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Sintomas: Geralmente, não apresenta.
A presença de fezes claras, quase brancas, é chamada de acolia fecal, sendo também um sinal comum de hepatite. A origem da acolia fecal é a mesma da icterícia. A bilirrubina é a substância responsável pela coloração marrom das fezes.
Em algumas pessoas se manifesta por meio de icterícia (pele e olhos amarelados) e insuficiência hepática. Também é considerada a primeira fase da doença hepática alcoólica, que resulta em acúmulo de gordura no fígado e, em estágios mais avançados, pode levar à cirrose.
As fezes claras podem indicar hepatite, entre outras doenças a investigar. De modo geral, eliminar fezes claras sinaliza problemas relacionados ao sistema biliar, composto por órgãos como o pâncreas, o fígado, os dutos e a vesícula biliar.
Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.
Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras.
Passada a etapa de identificação dos sintomas, é hora de realizar exames de diagnóstico. Podem ser solicitadas pelo especialista: colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, biópsia do intestino, análises de sangue e fezes, e tomografia, dentre outros.
O exame VHS, ou Velocidade de Hemossedimentação ou Velocidade de Sedimentação das Hemácias, é um exame de sangue muito utilizado para detectar alguma inflamação ou infecção no organismo, podendo indicar desde um simples resfriado, infecções por bactérias, até doenças inflamatórias como uma artrite ou uma pancreatite ...