EQST

Qual A Posiço Longitudinal?

Qual a posiço longitudinal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a posição longitudinal?

SITUAÇÃO: relação do maior eixo do feto (a coluna) em relação ao maior eixo do útero. Quando o maior eixo do feto coincide com o maior eixo do útero, temos uma situação longitudinal. Agora, se o maior eixo do feto estiver perpendicular ao maior eixo do útero, esta é uma situação transversa.

O que quer dizer em situação longitudinal?

Com relação a SITUAÇÃO, nas figuras A e B a situação é longitudinal, pois o maior eixo do feto coincide com o maior eixo materno. Na figura C a situação é transversal, pois o feto está “atravessado”. Se formos determinar a APRESENTAÇÃO, na figura A a apresentação é cefálica, pois a cabeça irá nascer primeiro.

O que significa em situação longitudinal apresentação pélvica?

A apresentação pélvica é uma variante da situação ou posição longitudinal do feto onde o polo pélvico é o primeiro que se apresenta na bacia materna. A incidência diminui conforme a gravidez evolui até o termo (37 a 42 semanas).

O que significa longitudinal Cefalica?

Nos fetos em situação longitudinal podemos ter duas opções: Apresentação Cefálica – de cabeça para baixo – , ou Apresentação Pélvica – de cabeça para cima e bumbum para baixo. Essa informação é muito importante, em especial no último mês da gravidez, pois pode ser um determinante para a via de parto.

O que significa feto com dorso à direita?

“O pequeno pode estar com o dorso à direita ou à esquerda da mãe e ambas as posições podem estar voltadas para a região anterior ou posterior dela”, explica Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana. Para facilitar o entendimento: o dorso equivale à coluna do feto.