Qual a origem do msculo Pterigoideo lateral? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O músculo pterigoideo lateral é um músculo da mastigação, localizado na cabeça. A Cabeça superior do músculo tem origem na face infratemporal e crista infratemporal da asa maior do osso esfenoide.
Qual Pterigóide lateral realiza contração durante o movimento de lateralidade mandibular para o lado direito?
LATERALIDADE DA MANDÍBULA O movimento do côndilo direito ocorre para baixo, para frente e para medial. No lado que a mandíbula está sendo movimentada, o côndilo esquerdo sofre tração através das fibras posterio- res do temporal esquerdo e contração moderada do pterigoideo lateral (feixe superior), também esquerdo.
Qual a origem e inserção do músculo Pterigoideo lateral e medial?
É encontrado na superfície medial do ramo da mandíbula, originando-se na superfície ventral do crânio, origina-se na fossa pterigoidea. Quanto à sua inserção, ocorre na tuberosidade pterigoidea, localizada no ramo da mandibula.
Qual função do músculo temporal?
O músculo é inervado pelos ramos temporais profundos do nervo mandibular. Essa musculatura tem como ações principais a elevação da mandíbula, movimento em que ela é deslocada dorsalmente e fecha a boca, ou a retração, quando suas fibras posteriores movimentam a mandíbula para trás, trazendo-a a sua posição original.
Qual músculo da mastigação atuam iniciando a abertura da boca?
Músculo Masseter Esse é o principal músculo da mastigação, que causa a elevação e protrusão da mandíbula e auxilia os outros músculos a mover a mandíbula lateralmente.
Qual o músculo que atua na ATM que tem a inserção no côndilo da mandíbula?
Músculo Pterigóide Lateral Ele consiste de uma cabeça superior e uma inferior. A cabeça superior se origina da crista infratemporal e da asa maior do osso esfenóide, e se insere na fóvea pterigóide no colo do côndilo da mandíbula.
Qual a origem e inserção dos músculos da mandíbula?
Origem: processo piramidal do osso palatino e tuberosidade maxilar. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula. Origem: fossa pterigóidea; face medial da lâmina lateral do processo pterigóide do esfenóide. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula.
Qual a origem e a inserção do músculo temporal?
O músculo temporal é um dos músculos da mastigação, classificado como músculo em leque, sendo que, sua parte superficial possui origem na fossa temporal e inserção no processo coronóide da mandíbula.
Qual parte da mandíbula fornece inserção para o músculo temporal?
Segundo Velayos e Santana (2004) o músculo temporal é um forte levantador da mandíbula, cujo tendão, muito potente, insere-se na parte superior da face lateral, no ápice e na face medial do processo coronóide da mandíbula, assim como na margem anterior do ramo mandibular.