Qual a NBR 5.419 mais atual? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Uma novidade trará mudanças aos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas no decorrer de 2014: será publicada a nova edição da norma ABNT NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. “A norma atual tem em torno de 45 páginas, já a nova chegará a 400.
Qual a norma de SPDA?
A norma de instalação de SPDA é regulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 5419. O objetivo da NBR 5419 é evitar e minimizar incêndios, explosões, danos materiais e risco de morte de pessoas e animais pelos efeitos das descargas elétricas.
O que é a ABNT NBR 5.419 2015?
A norma ABNT NBR 5419:2015 apenas apresenta ferramentas para que todos os elementos necessários para a proteção de bens e serviços contra os riscos de uma descarga atmosféricas estejam presentes nos prédios residenciais, hospitais, fábricas, shopping centers, etc., onde passamos boa parte do nosso tempo.
Qual a diferença entre SPDA e PDA?
O termo SPDA, refere-se somente ao Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, o conhecido para-raio. O termo PDA é um conceito mais amplo de proteção, que envolve o SPDA e as MPS – Medidas de proteção contra surtos. ... Terminais aéreos para sistema de malha.
O que é a norma 5410?
A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil. ... Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.
Quais são os tipos de SPDA?
Tipos de SPDA mais utilizados
Ponta de Franklin.
Gaiola de Faraday.
Esfera rolante (eletrogeométrico ou esfera fictícia)
15 de out. de 2020
O que é o laudo de SPDA?
Sua empresa possui o laudo SPDA? Este documento é fundamental, pois é responsável por analisar as condições do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. ... Com isso, o laudo técnico ajuda a proteger as organizações, indústrias, hospitais, shoppings e edifícios comerciais contra descargas elétricas.
O que mudou com a norma 5.419 2015?
As maiores mudanças ocorreram no Método dos Ângulos com o aumento significativo do alcance de pequenos captores, particularmente até 2 metros. O Método das Malhas teve seus meshs (reticulados) reduzidos da seguinte forma : Classe 1 = 5 x 5 m ; Classe 2 = 10×10 m ; Classe 3 = 15×15 m e Classe 4 = 20×20 m.
Sou obrigado a ter SPDA?
O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW. Segundo o Corpo de Bombeiros, a instalação desse mecanismo também é necessária nos seguintes locais: edifícios com mais de 30 metros de altura; ... estruturas isoladas que apresentam uma altura superior a 25 metros.
O que é PDA no SPDA?
PDA – Proteção de Descargas Atmosféricas: divide-se em SPDA e MPS; SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas: dividida em externa e interna está compreendida em subsistemas de captação, descida, aterramento e conexões para evitar centelhamentos perigosos, respectivamente.
O que é sistema de aterramento?
Aterramento é a arte de se fazer uma conexão com toda a terra. A conexão terra é na realidade a interface entre o sistema de aterramento e toda a terra, e é por esta interface que é feito o contato elétrico entre ambos ("terra" e sistema de aterramento).
Em que se aplica a NBR 5410?
A NBR 5410 é uma norma de segurança determinada pela ABNT que tem como objetivo orientar as instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua). Ela funciona como uma guia para os profissionais de elétrica e é usada em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.
Quanto a NBR 5410 Cite 5 situações onde ela é aplicada e 5 situações onde ela não é aplicada?
A NBR 5410 não se aplica a instalações de tração elétrica; de veículos automotores; de embarcações e aeronaves; instalações de iluminação pública, de proteção contra quedas diretas de raios e instalações de cercas eletrificadas.
Quais obras precisam de SPDA?
edifícios com mais de 30 metros de altura; edificações que têm mais de 1.500 m², sendo que essa regra engloba o comércio e o setor industrial; edificações situadas em áreas com elevado índice de descarga atmosférica; estruturas isoladas que apresentam uma altura superior a 25 metros.
O que é o projeto de SPDA?
O projeto de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica) é desenvolvido com o intuito de garantir a segurança das instalações dos mais variados tipos de edificações (residenciais, industriais, comerciais, condomínios, prédios públicos, entre outros) contra perturbações geradas no sistema elétrico por ...
Como é feito um laudo de SPDA?
Para obter o laudo de vistoria SPDA, é preciso contratar uma empresa especializada do setor de Proteção contra Descargas Atmosféricas. O serviço avalia a condição das hastes, isoladores, luz piloto, entre outros componentes do para-raios.
Qual é a validade do laudo de SPDA?
1 ano para empresas contendo munição ou explosivos, locais expostos à corrosão atmosférica severa ou instalações de empresas fornecedoras de serviços considerados essenciais; 3 anos para as demais organizações.
Como se dá o funcionamento de um SPDA em edificações de pequeno porte?
O uso deste tipo de SPDA é baseado na teoria de Faraday, segundo a qual, o campo elétrico no interior de uma gaiola é nulo, mesmo quando passa por seus condutores uma corrente de valor elevado, mas para isto é necessário que a corrente seja distribuída uniformemente por toda à superfície.