Não precisas fugir, cara raposa. Mas a raposa, tremendo de medo, fugiu, disparada, antes que os cães chegassem. Moral da história: Não acredites em amizades repentinas. Muitas vezes, quem quer enganar acaba a ser enganado.
– exclamou o galo”, – a palavra sublinhada significa: a) Falar em voz alta e com admiração.
Empoleirado em um alto galho de árvore, o galo estava de sentinela, vigiando o campo para ver se não havia perigo para as galinhas e os pintinhos que ciscavam o solo à procura de minhocas. A raposa, que passava por ali, logo os viu e imaginou o maravilhoso almoço que teria se comesse um deles.
R: O texto tem 8 parágrafos.
Informação adicional
03 – Como o autor caracteriza o galo? Como esperto e desconfiado.
Quem cai em conversa de raposa? A moda é ficar bronzeado o ano inteiro, comentava a bicharada. A raposa Vivaldina, raposa muito ladina, planejou: ─ É a minha chance de ganhar dinheiro. E deu um jeito de misturar líquido de tudo que era cor.
11 – Qual a finalidade do tipo de texto que você acabou de ler? É o ensinamento moral.
Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, o cambalhota-simples, o cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato.
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
Resposta. A moral da história é: O bom senso é sempre melhor que a astúcia.
Resposta: Enquanto a raposa falava distraidamente das suas habilidades se aproximavam dali dois cachorros. O gato muito esperto, subiu rapidamente na árvore. Quando a raposa percebeu a presença dos cachorros, teve que sair em disparada para fugir deles.
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.