"O coração fica localizado no mediastino, essa região que fica entre os pulmões. Pra você ter uma ideia, o nosso coração que fica bem centralizado, ele fica com a ponta para o lado esquerdo. Por esse motivo que o pulmão do lado esquerdo é um pouco menor.
Volume de Ejeção (VE) ou Volume Sistólico: Volume de sangue ejetado pelo ventrículo esquerdo durante a sístole. É expresso em mililitros por batimento.
O débito cardíaco (DC) pode ser calculado pela frequência cardíaca (FC) x débito sistólico (DS). Mas então, o que é frequência cardíaca? A FC é quantas vezes o coração ejetou sangue por minuto, ou seja, os batimentos dados em um minuto (bpm).
O débito cardíaco depende de dois fatores: da frequência cardíaca, que é a quantidade de batimentos que o coração dá em um minuto e do volume sistólico, que é a quantidade de sangue bombeada para fora do ventrículo durante um único batimento cardíaco.
A geração do batimento cardíaco é atribuída ao chamado nó sinoatrial, que é formado por uma massa de células especializadas, localizadas na parede do átrio direito, responsáveis por gerar espontaneamente um impulso elétrico.
O coração funciona como uma espécie de bomba que garante o impulsionamento do sangue para todas as partes do corpo. O sangue, proveniente das várias partes do corpo, com exceção do pulmão, chega ao coração pelo átrio direito.
O coração ciclicamente se contrai e relaxa. Quando se contrai, ejeta o sangue em direção às artérias, na fase chamada de sístole. Quando relaxa, recebe o sangue proveniente das veias, na fase chamada diástole.
O coração depende de minúsculos impulsos elétricos que são percorridos das câmaras superiores para as inferiores. Estes impulsos normalmente começam no nó sinusal (marcapasso natural do coração) e permitem ao coração bater de forma rítmica.
Continue a ler. A frequência cardíaca é a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e o seu valor normal varia entre 60 e 100 batimentos por minuto. Porém, os batimentos do coração podem oscilar com a idade, atividade física ou a presença de doenças cardíacas.
Em repouso, a frequência cardíaca normal apresenta uma variação entre 60 e 100 batimentos por minuto (bpm). A aceleração dos batimentos (acima de 100 bpm) indica que a pessoa está com taquicardia. Já uma frequência cardíaca baixa, inferior a 60 bpm, é considerada uma condição de bradicardia.
Disfunções no circuito elétrico do coração provocadas pelo envelhecimento natural (a bradicardia é mais comum em pacientes idosos). Danos no circuito elétrico cardíaco provocados por ataques cardíacos, doenças coronarianas e por infecções como miocardites e endocardites.
Abaixo de 60 bpm: Assim, se o batimento cardíaco estiver fraco, deve-se consultar um cardiologista para fazer exames ao coração, identificar a causa e iniciar o tratamento, se necessário.
O que fazer para normalizar a frequência cardíaca
Taquicardia é um aumento da frequência cardíaca, mais de 100 batidas por minuto, que pode tanto começar nas câmaras inferiores do coração (ventrículos) quanto nas câmaras superiores (átrios). Com estes ritmos elevados, o coração não consegue bombear eficientemente o sangue rico em oxigênio para o resto do seu corpo.
Problemas cardiovasculares: existem algumas doenças cardíacas que podem levar à pressão baixa, como problemas nas válvulas cardíacas, infarto e insuficiência cardíaca. Disfunções endócrinas: tireoide, doença da paratireoide, insuficiência adrenal, baixa taxa de açúcar no sangue e, em alguns casos, diabetes.
Quando o coração está acelerado, é normal sentir palpitação, falta de ar ou respiração rápida, cansaço, tontura, vertigem, fraqueza e até sensação de desmaio. O fluxo sanguíneo e o aporte de oxigênio também podem ficar comprometidos.
Segundo o nefrologista Décio Mion, quando os batimentos estão em 100 por minuto em repouso, eles são considerados altos; abaixo de 40 por minuto em repouso são considerados baixos.
De acordo com os tutoriais, para realizar a medição, é necessário apenas pressionar o punho contra uma parede ou superfície plana por 60 segundos. Após o tempo determinado, o braço irá automaticamente se levantar e sua posição irá indicar o nível da pressão arterial.