Os satélites artificiais utilizados como impulsionadores da ciência têm a missão de estudar o universo (a estrutura, evolução, composição), entender melhor o sistema solar, entender melhor o sol, essencial para a vida no planeta, entender o planeta terra, experimentos espaciais, desenvolver tecnologia e compreender ...
Este, por sua vez, retransmite o sinal para uma segunda estação na terra, chamada receptora, muitas vezes a milhares de quilômetros de distância. Por meio de sinais eletromagnéticos auxiliados por satélites, também funcionam alguns tipos de telefonia celular, TV´s por assinatura, alguns tipos de radioamador, etc..
Os satélites são colocados em órbita por meio de foguetes e naves espaciais (que são chamados de veículos de lançamento), lançados de diversos centros de lançamentos localizados em diversos países. ... Geralmente os foguetes possuem três estágios que vão se separando até que se chegue ao espaço.
Grande parte dos satélites operacionais em órbita são destinados a telecomunicações, por meio da transmissão de sinal de TV, rádio, ligações telefônicas e outros serviços. A principal vantagem da utilização dos satélites é a cobertura global que podem oferecer.
Resposta: Para um corpo entrar em orbita é preciso que ele esteja girando em torno da terra com velocidadde tangencial tal que a força centripeta seja igual à força peso. ... A massa do corpo não interfere, só a distância, e a velocidade do corpo e a massa do planeta.
Os satélites geoestacionários são aqueles orbitam em torno da Terra e completam uma rotação inteira no período de 24 horas, isto é, durante um dia. ... Já os satélites orbitais são todos os objetos que fazem voltas circulares ou elípticas em torno da Terra.
A Terra e Marte, por exemplo, possuem uma e duas luas, respectivamente. No grupo dos planetas gasosos, temos os casos de Júpiter e Saturno, cujo número total de satélites naturais pode chegar a 79 e 82, respectivamente.