Além da importância econômica do pinheiro, ele é fundamental também para a preservação da fauna e da flora. ... Por causa da importância econômica de sua madeira, a araucária foi exaustivamente explorada e atualmente se encontra entre as espécies criticamente ameaçadas de extinção em escala global.
O ferro é um mineral que previne anemias e gera energia ao organismo e o cobre ajuda na absorção do ferro. Um “casamento” muito saudável. Para aqueles que sentem fadiga, tensão muscular e falta de energia, o consumo do pinhão pode ajudar. Rico também em magnésio, cálcio e fósforo, a semente melhora esses sintomas.
A semente, também conhecida por pinhão, é uma rica reserva energética, constituída principalmente por amido, proteínas e lipídios. Ela é muito usada na alimentação, tanto de homens quanto de alguns animais silvestres e domésticos, como porcos. Além disso, ela é usada tradicionalmente no combate à azia e anemia.
É uma tecnologia de enxertia desenvolvida pela Embrapa Florestas em parceira com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) em que as árvores começam a produzir pinhão em menos tempo. Normalmente, uma araucária começa a produzir pinhão com 12 a 15 anos de idade. Com esta técnica, começa a produzir com 6 a 8 anos.
Castro – Do alto dos seus 46 metros, o maior exemplar de araucária do Paraná nasceu antes do descobrimento do Brasil – estima-se que tenha 800 anos – e resistiu à exploração desenfreada das madeireiras e ao agronegócio.
42 metros
Há controvérsias quanto a outas araucárias gigantes que possivelmente possam ser maiores. Estima-se que o Pinheiro Grosso tenha cerca de 700 anos, sua altura é de 48 metros, seu diâmetro é de 2,75 m e sua circunferência é de 7,5 m medido a 1,2 m da raiz.
Se formos utilizar o conceito de Deus único tal como descrito no texto do Antigo Testamento na Bíblia cristã, a idade de Deus seria de apenas 2.