O letramento acadêmico nos permite fazer usos dos diferentes textos e processos próprios da academia, sem os quais não se faz uma graduação de qualidade nem se e capaz de prosseguir em projetos de pesquisa.
O processo de alfabetização e letramento considera a formação de uma criança tanto no que se refere à decodificação da língua quanto ao uso dessa habilidade para as demandas sociais.
A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais. Então, uma das principais diferenças está na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita.
Segundo Magda Soares (2003),“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” Para tanto, cuidados serão necessários ao conduzir a alfabetização.
A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.
25) aponta que: "alfabetizar significa saber identificar sons e letras, ler o que está escrito, escrever o que foi lido ou falado e compreender o sentido do que foi lido e escrito". Desta forma reforça que é necessária a compreensão no processo de alfabetização. Segundo Soares (2006, p.
No processo de letramento é necessário que o indivíduo tenha contato constante com a leitura, o que pode ser feito por meio de jornais, revistas, livros, letras de músicas, quadrinhos e quaisquer outras fontes que permitam uma reflexão sobre o que foi lido.
4- Tenha os textos como pilares de todas as atividades Como falado no início do texto, a criança, para ser inserida no mundo da escrita, precisa ser alfabetizada e letrada ao mesmo tempo. Faça com que o aprendizado adquirido na alfabetização seja utilizado em situações reais, através da leitura e da produção textual.
Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. ... O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento , que é o uso social da leitura e da escrita.
Como trabalhar o letramento digital nas aulas
O método sintético estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado por letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra. Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico.