Ser voluntário é acima de tudo é um ato de amor, comprometimento, respeito, compaixão, justiça e solidariedade. Para ser um voluntário, a motivação para ajudar o outro deve ser verdadeira, porque se assume um compromisso com o outro, e este deve ser cumprindo e honrado.
Além de não ser remunerado, a lei informa que o trabalho voluntário pode ter objetivos “cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social”. Ainda de acordo com a legislação, o voluntariado não é enquadrado como vínculo de emprego, tampouco deve possuir natureza previdenciária.
Um voluntário normalmente pode trabalhar em diversas áreas de um determinado evento, as áreas que são de fato ocupadas pela staff, que seriam áreas administrativas que exigem mais experiência e responsabilidade não são ocupadas por voluntários.
9 benefícios de fazer um trabalho voluntário
Resposta. Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
Cada ação de voluntariado dura entre seis meses e um ano, e os voluntários recebem uma quantia para gastos básicos em cada país. A ONU também oferece o Jovem Voluntário, uma iniciativa voltada para jovens entre 18 e 29 anos que queiram se engajar no voluntariado.