A criatividade assume um papel muito importante nesta trajetória do aluno. De acordo com um estudo realizado pela Fundação Botín, da Espanha, uma educação repleta de criatividade na infância pode aumentar em 17,6% as chances de uma criança ingressar no ensino superior e conseguir um bom emprego.
Criatividade é a capacidade de criar e transformar. Quem é criativo consegue formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdos engajadores, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que cativam o público. Ou seja, é uma característica fundamental para garantir o sucesso de um negócio.
Uma pessoa criativa sabe como lidar com diferentes tipos de situação, podendo ser flexível e encontrando soluções para problemas considerados sem solução. Ser criativo é uma característica básica de uma pessoa com perfil empreendedor, pois encontrar maneiras de manter um negócio pode ser uma tarefa complicada.
O ato de criar é o ato de maior efeito integrador da pessoa. ele abre oportunidades para novas experiências e muda a percepção da realidade. Quem desenvolve sua criatividade encontra subsídios para uma renovação, investindo nela sua inteligência, sua vontade e suas energias para dar uma nova solução aos problemas.
É ser inovador, ser diferente, ter ideias revolucionárias e então mudar o mundo. Ser criativo é se apegar ao novo, a coisas que não se pensaram anteriormente, ou que não foram executadas quando deveriam. Ser criativo é se arriscar, buscar melhorar, aprimorar técnicas e desenvolver novas.
Grande ideias costumam aparecer em momentos de descanso e lazer, como em um almoço em família, um passeio ao shopping ou qualquer outra atividade de que se goste. Por isso, procure relaxar e se divertir sempre que possível. Com isso a sua criatividade só tende a ganhar.
A criatividade só pode ter origem no momento em que algo nos é solicitado, no momento em que algo requer nossa atenção e ação, seja ela imediata ou tardia.
Como desenvolver sua criatividade em 10 passos
Dá pra aprender a ser criativo? Confira essas 6 dicas!
Dicas de como ser criativo no trabalho
Para isso, a criatividade da equipe deve ser estimulada, o que pode ser mais fácil ao seguir essas sete dicas:
Escutar feedbacks. A opinião dos colaboradores a respeito de procedimentos, problemas, práticas e decisões da empresa pode ser uma potencial fonte de ideias criativas. Por isso, escutar os feedbacks e estimular que ocorram é o primeiro passo para construir uma política capaz de gerar novidades.