As feiras, criadas pelos mercadores, destacaram-se como importantes entrepostos comerciais e como centro do desenvolvimento urbano. ... Os mercadores, principais responsáveis pelas atividades comerciais, deslocavam-se de uma região para outra negociando suas mercadorias.
As feiras medievais eram eventos que reuniam compradores e vendedores de diferentes mercadorias em um lugar específico da cidade em uma data previamente marcada ou durante um período especial. ... Desde o início, a igreja auxiliava e patrocinava as feiras medievais, que lhe rendiam recursos importantes.
As feiras medievais eram organizadas a partir dos excedentes da produção de uma região (um feudo), e atraíam mercadores de outros feudos, que comprariam estes excedentes (vendendo os das suas próprias regiões) e os venderiam em regiões que necessitassem deles.
As feiras medievais são eventos que têm lugar em locais onde os artesãos expõem e vendem mercadorias e se faz uma espécie de encenação de uma feira da época medieval com a recriação de eventos históricos.
As corporações de ofício eram grupos de profissionais que começaram a se especializar na produção de determinados produtos e se reuniam de forma a garantir vantagens e segurança. Na Idade Média, o sistema produtivo era o feudalismo, sem o desenvolvimento de um comércio intenso, mas sim pautado pela troca de produtos.