A tática não se reduz somente ao sistema de jogo definido pelo técnico ou pelo professor, mas também, às razões do fazer, que orientam as ações que a própria situação exige. ... O uso da tática é indispensável nos esportes coletivos. Não basta chutarmos forte em direção ao gol, ou sacarmos uma bola com força no voleibol.
Afinal, as ações individuais e coletivos dos jogadores no jogo de futebol denomina-se tática. ... Ou seja, a tática seria o norte dos jogadores em campo. Os indicando o melhor posicionamento, a melhor tomada de decisão, visando o melhor desempenho da equipe.
As ações de defesa realizadas por um time de basquetebol são utilizadas com o objetivo de recuperar a posse de bola, evitar um ataque e proteger a cesta. Todas essas ações devem ser realizadas com muita técnica e precisão, pois um único movimento errado pode comprometer o resultado de um jogo.
A tática de um jogo de basquetebol abrange os aspectos defensivos e ofensivos. Uma equipe pode utilizar varias formas de defesa ou ataque durante uma partida. Para utilizar esses sistemas dependerá de alguns fatores, como: características físicas e técnicas dos jogadores de sua equipe e a situação da partida.
Segundo o dicionário Michaellis a palavra tática é definida como o "conjunto de meios ou recursos empregados para alcançar um resultado favorável". Sendo assim entendemos os esquemas táticos como as formas que um treinador esportivo escala sua equipe dentro de campo/quadra para superar/vencer seus adversários.
No post sobre aspecto estratégico definimos a diferença entre estratégia e tática: a estratégia está diretamente relacionada com seu estilo de jogo, enquanto que a tática é o “como” você vai aplicar essa estratégia, esse estilo.
A estratégia é considerada como uma ferramenta abstrata com objetivos a longo prazo, enquanto a tática é concreta e baseada na melhor ação a tomar de imediato. ... A tática pode ser compreendida como a implementação da estratégia definida, ou seja, é preciso fazer as ações corretas para atingir a estratégia escolhida.
A técnica no esporte está relacionada ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades específicas, que exigem um controle motor e corporal mais fino, como ocorre na ginástica artística, por exemplo.
A técnica no Handebol é o elemento que viabiliza toda a concepção do jogo. Ela apoia à tática (VIEIRA e FREITAS, 2007). ... Desta forma, o refinamento da técnica é primordial à execução de uma boa performance e a habilidade específica de cada jogador, em cada posição/função na quadra, no momento de uma partida.
Seu objetivo básico é ultrapassar o adversário através de toques de bola até atingir a meta adversária, marcando um ponto caso a bola ultrapasse a linha de gol.
Um tiro lateral é concedido quando a bola cruzar completamente a linha lateral ou tocar o teto ou algum objeto fixo sobre a quadra. Na saída pela lateral, a bola é recolocada em jogo no mesmo ponto em que saiu. ...