Quando o médico demonstra empatia por seu paciente, deixa-o mais seguro durante o atendimento e, consequentemente, bem mais confortável para confiar informações e sentimentos sobre o problema que possui e os sintomas apresentados.
A atenção à relação médico-paciente é fundamental para que o profissional de saúde consiga realizar um trabalho de excelência. Partindo do pressuposto de que estamos nos referindo a vidas humanas, adotar estratégias que melhorem essa interação permite a construção de um vínculo baseado no respeito e no acolhimento.
Ao ativarmos a empatia como uma competência que é um verdadeiro “ponto de acupuntura”, não recuperamos apenas a capacidade de se colocar no lugar do outro, mas estamos sistemicamente colaborando para a solução de muitos dos problemas atuais.
Resposta: Sim. A empatia se relaciona à aqueles que escutam, trazendo mais construção na relação.
Resposta. Resposta:1) Sim. A empatia se relaciona à aqueles que escutam, trazendo mais construção na relação. 2) A melhor qualidade seria a de escutar e aprender a interpretar o que ouvimos, trazendo uma forma de compreensão melhor aqueles a sua volta.
Isso porque a gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, o neurotransmissor que proporciona bem-estar. ... Pessoas solidárias têm menos probabilidade de sofrer de doenças crônicas, e seu sistema imunológico tende a ser melhor, pois existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde.