Resposta. A principal função do timo é a maturação dos linfócitos T. ... Quando existem poucos linfócitos T no organismo aumentam as chances de se adquirir doenças. O timo também é responsável pela produção do hormônio timosina, que estimula a maturação dos linfócitos T.
Ative sua glândula do timo:
Tecido tímico acessório – Uma porção isolada de tecido tímico pode persistir no pescoço, geralmente próximo à glândula paratireóide inferior. Este tecido se desprende do timo durante a sua migração caudal.
As células estromais são células de tecido conjuntivo que dão suporte à função das células do parênquima do órgão. O estroma tímico consiste de células epiteliais, macrófagos e células dendríticas derivadas da medula óssea além de fibroblastos e moléculas da matriz extracelular.
O timo facilita a maturação dos linfócitos T, uma parte importante do sistema imunológico que fornece imunidade mediada por células. As células T começam como precursores hematopoiéticos da medula óssea e migram para o timo, onde são denominados timócitos.
As células que vão se diferenciar em linfócitos T (LT) deixam a medula óssea e migram para o timo, onde ocorre todo o processo de seleção e maturação. Apenas os linfócitos T maduros deixam o timo e caem na circulação.
As principais funções dos linfócitos T incluem a ativação de fagócitos, morte de células infectadas e auxílio para as células B. Ou seja, essas funções exigem que eles interajam com outras células, que podem ser os fagócitos, as células hospedeiras infectadas, ou os linfócitos B.
A resposta mediada por anticorpos é resultado de uma série de interações celulares que ocorrem em uma seqüência ordenada; - As células T são ativadas quando os antígenos são apresentados pelas APC, - As células B interagem com as APC, - Os linfócitos B ativados proliferam e se diferenciam em plasmócitos e células B de ...
Vitamina C – Importante vitamina antioxidante, evita o dano oxidativo das células imunes, sendo encontrada em grande concentração nessas células. Auxilia também na proliferação de linfócitos T. Pode ser encontrada em: frutas como morango, mamão, papaia, kiwi, goiaba, melão, tangerina, manga, laranja, abacaxi e limão.
Os linfócitos T são originados a partir de células progenitoras linfoides encontradas na medula óssea. Essas células saem da medula em direção ao timo. É nesse órgão que as células sofrem o processo de maturação e diferenciam-se em células T helper, T supressora e T citotóxica.
As citocinas são um grupo de proteínas envolvidas no sistema imunológico inato e adaptativo. Muitos tipos de células no corpo – não apenas as células do sistema imunológico – podem produzir citocinas, e a produção geralmente é estimulada pela presença de um antígeno.
Se diferenciam de acordo com sua função em: citotóxicas (CD8), auxiliares (CD4), natural killer (NKT), memória(CD45), reguladoras (FOXP3) ou gama-delta (γδ). Amadurecem no timo, por isso se chamam linfócitos T.
Pessoas com CD4 abaixo de 200 correm o sério risco de sofrerem doenças oportunistas. Com a ajuda dos anti- retrovirais, a quantidade de carga viral no sangue vai diminuindo e pode se tornar indetectável.
Os linfócitos T CD4 são específicos para a maioria das infecções oportunistas, como pneumonicistose, citomegalovírus e toxoplasmose. Na infecção pelo HIV há uma predileção por esta categoria. Os linfócitos T CD8 são citotóxicos, eliminando células infecciosas ou neoplásicas.