Por ser um cientista, o historiador é extremamente importante para a sociedade. Ele tem a função de analisar criticamente os acontecimentos do passado. ... O historiador também tem a importante função de resgatar e preservar a memória dos povos. “Um povo sem memória é um povo sem história.
Mas o conhecimento do passado é uma coisa em progresso, que incessantemente se transforma e aperfeiçoa”. (Marc Bloch. Apologia da História ou O Ofício do historiador).
Foi um dos grandes responsáveis por importantes inovações no pensamento histórico. Defendeu o abandono de sequências pouco úteis de nomes e datas e estimulou uma maior reflexão sobre a relação entre homem, sociedade e tempo na construção da História.
Em geral, o senso comum atribui aos historiadores e historiadoras dois ofícios principais: a docência e a escrita da História (pesquisa). De fato isso não está errado. Mas embora em muitos países tais características sejam predominantes, o ofício do historiador hoje em dia não se limita apenas a isso.
Verificado por especialistas O trabalho do historiador pode ser comparado ao trabalho dos detetives pois nos dois casos é necessário basear a explicação de algo em traços e evidências reais, não podendo nem o detetive e nem o historiador "inventar provas" que expliquem as suas teorias.
Resposta. Fontes históricas são todos os vestígios deixados pelos antepassados, são elas que são objeto da História e sem elas não poderíamos entender tudo que aconteceu no passado. Elas podem ser fontes materiais e imateriais. Materiais: Cartas, mapas, documentos, diários, etc.
Através dos vestígios deixados, sejam eles palpáveis ou não, pesquisadores podem estudar a história da civilização. As fontes materiais são os monumentos, escritos, construções, achados arqueológicos. Já as fontes imateriais são as lendas, ritos, tradições e folclore que são passados de geração a geração.
Fontes não escritas: fotografias, pinturas, mapas, fósseis e relatos orais. Materiais: vestígios como utensílios, fósseis, monumentos, documentos escritos, pinturas. Imateriais: são detectadas por meio das tradições, dos costumes, das lendas e do folclore de um povo ou de um lugar.