O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
Segundo Kishimoto (1993, p. 45): Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. ... Ao brincar de faz de conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que um personagem pode ser um objeto.
Kishimoto (1996 p. 24) esclarece que por meio do lúdico o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista. ... A proposta da atividade lúdica, através de um planejamento da aula é de suma importância, pois proporciona concentração isto favorece assimilação dos conteúdos com naturalidade.
É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais. O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.
O conceito de brincadeira, segundo o dicionário, é a ação de brincar, divertir, entreter, distrair. Geralmente são jogos livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre a brincadeira para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa.
Brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer, e geralmente associada a crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos. Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar.
De acordo com o dicionário Larousse da língua portuguesa (2004, p. 445) o conceito de jogo é “exercício ou divertimento sujeito a regras determinadas, com ou sem apostas”. Ainda segundo o dicionário Larousse da língua portuguesa (2004, p. 49) neste viés, o conceito de aprendizagem é “ato ou efeito de aprender”.
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O lúdico e sua importância nos jogos e brincadeiras. A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. ... Através da melhoria do entendimento sobre o efeito que os jogos podem trazer, enriquecendo interações humanas.
Levando isso em consideração, o Ensino Lúdico propõe a utilização e o incentivo do brincar em prol da educação e da formação do conhecimento. Através das atividades lúdicas, estudantes aprendem enquanto brincam e se divertem, o que torna o seu desenvolvimento cognitivo muito mais espontâneo e fácil.
Ao propor que, através do jogo - motivada por necessidades que não podem ser supridas por outros meios - a criança é capaz de agir e pensar de maneira mais complexa do que demonstra em outras atividades, Vygotsky estabelece que ludicidade e aprendizagem formal funcionam como âmbitos de desenvolvimento.
Os índios, os portugueses e os negros foram os precursores dos atuais modelos e maneiras de desenvolvimento do lúdico que mantemos até hoje, no Brasil. Nos últimos séculos, houve no Brasil, uma grande mistura de povos e raças, cada qual com suas culturas, crenças, educação.
Resposta. Resposta: Acho que foi Rodrigues Álves.
O termo lúdico tem origem do latim “ludus” e tem como significado brincar. ... Para a autora o jogo é jogo dependendo de como é visto, nesse contexto podemos citar como exemplo os jogos esportivos que muitas vezes não são vistos como jogos por possuírem um caráter um tanto quanto competitivo.
Kishimoto relata que as brincadeiras e as cantigas, que fazem parte da cultura brasileira, receberam fortes influências dos portugueses, não descartando a contribuição de outras culturas de povos, como a do negro e do índio. Muitos pesquisadores denominam o século XXI como o século da ludicidade.