O mecanismo de reação descreve a sequência de reações elementares que devem ocorrer para que reagentes se tornem produtos. Intermediários da reação são formados em um passo e então consumidos em um passo posterior do mecanismo de reação.
Reações orgânicas são as reações que acontecem entre compostos orgânicos....Os principais tipos de reações orgânicas são:
As reações químicas podem ser classificadas segundo vários critérios. A classificação mais importante é dada a seguir: reações de síntese ou de adição; • reações de análise ou de decomposição; • reações de deslocamento ou de substituição ou de simples troca;~~• reações de dupla troca ou de dupla substituição.
A ordem da reação em relação a um reagente indica a dependência que existe entre a concentração desse reagente e a velocidade da reação global. A ordem de uma reação química é a relação matemática que existe entre a taxa de desenvolvimento ou velocidade da reação e a concentração em quantidade de matéria dos reagentes.
Podemos afirmar que a importância da energia de ativação nos mecanismos de reação está relacionada a velocidade de reação. Além disso, podemos também afirmar que a energia de ativação pode ser definida como sendo a energia mínima para que ocorra uma reação qualquer.
Energia de ativação é a energia mínima para que uma reação química possa ocorrer, ou seja, é um dos fatores determinantes para a ocorrência de uma reação, juntamente com o contato e a colisão favorável entre as moléculas dos reagentes. ... Esse complexo é um grupamento de todos os átomos dos reagentes.
A energia de ativação é a quantidade mínima de energia necessária para que a colisão entre as partículas dos reagentes, feita em uma orientação favorável, seja feita e resulte em reação.
As substâncias catalisadoras conseguem diminuir o tempo de ocorrência de determinadas reações químicas porque elas diminuem a energia de ativação. Os catalisadores são substâncias capazes de acelerar uma reação sem sofrerem alteração, isto é, não são consumidas durante a reação.
Valor da energia do complexo ativado com catalisador. (VII) 30 kcal/mol.
Isso ocorre porque os catalisadores modificam os mecanismos das reações e diminuem a energia de ativação, isto é, a energia mínima necessária para que a reação ocorra. Com a diminuição dessa energia, que funciona como uma espécie de “obstáculo”, a reação se processa mais rapidamente.
Nas equações químicas que representam essas reações, o catalisador é indicado através de uma seta, tendo em vista que ele não participa nem como reagente nem como produto.