Há várias curiosidades sobre a opala das quais você pode não estar ciente. Embora certamente o que você deve saber é que, no mundo das pedras preciosas, essa gema é a mais colorida. Com uma estrutura interna que dissipa qualidades leves e iridescentes que a diferenciam do restante das pedras preciosas.
Como demonstram essas curiosidades da opala, o mundo das joias é emocionante. Bem, além de nos deixar fascinados por sua beleza, cada pedra conta uma história diferente que merece ser conhecida.
Nela ele conta que sua protagonista, Anne de Geirstein, sempre carregava uma opala. Mas depois de ter passado por uma série de terríveis aventuras, ela finalmente decide jogá-la no mar, após o qual sua vida se torna pacífica. A imperatriz Eugenie da França, que ficou bastante impressionada depois de ler o romance, espalhou o boato por toda a Europa de que a opala trouxe azar. A tal ponto que sua venda ou exibição foi proibida.
Gostou de conhecer um pouco sobre a pedra opala? Uma curiosidade interessante sobre o cristal é que, aqui no Brasil, a pedra opala pode ser encontrada no Piauí, mais precisamente no município de Pedro II.
A ocorrência da opala azul pode variar em qualidade e intensidade de cor dependendo das condições geológicas específicas e das impurezas presentes no processo de formação. A escassez e a aparência única desta pedra preciosa a tornam uma escolha valorizada tanto para joias quanto para colecionadores.
Ela tem muitos outros efeitos terapêuticos, como ajudar na memória, aliviar os sintomas femininos da tensão pré-menstrual, combater infecções e ainda ajudar pacientes que sofrem com o mal de Parkinson.
A aparência deslumbrante e as propriedades únicas da opala azul a tornam uma pedra preciosa muito procurada para vários usos e aplicações. Aqui estão algumas das principais maneiras pelas quais a opala azul é utilizada:
Como comentamos anteriormente, existem muitas versões e cores da opala. Ela pode ser incolor, leitosa, cinza, branca, amarela, marrom, preta e vermelha. Algumas são coloridas, misturando diversas cores ao mesmo tempo.
A Opala possui vários significados, incluindo a fé, a plenitude, a abundância e a pureza. Na antiguidade, acreditava-se que a Opala trazia aos homens o poder da invisibilidade, afastava espíritos maus e auxiliava na visão.
Arco-íris virgem: Foi descoberta em 2003 nos campos Three Mile em Coober Pedy, Austrália. É uma gema em forma de tubo de 72,65 quilates e 63,33 milímetros, avaliada em US $ 1 milhão.
Mineral de origem hidrotermal de baixa temperatura (forma-se pela decomposição termal de silicatos e rochas silicatadas) em rochas vulcânicas e tufos, em diferentes tipos de rochas sedimentares, em remanescentes orgânicos e nascentes quentes, secundária na zona de erosão de diferentes tipos de rochas. Ocorre em fendas e cavidades de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares; como nódulos em calcários; veios; fontes termais, etc.
Outro fator muito interessante está no poder de ocultar o usuário. Sabe quando você quer ficar oculto ou imune diante de alguma situação? A pedra opala garante esse poder de preservar, proteger!
Fire of Australia: É a maior opala de alta qualidade do mundo, com o tamanho de uma bola de softbol e o peso de 998 gramas. Esta joia, avaliada em $ 675.000 e descoberta em 1946, pertence ao Museu do Sul da Austrália, na cidade de Adelaide.
Embora existam depósitos significativos de opala em várias partes do mundo, incluindo México, Brasil e Etiópia. Outra curiosidade sobre a opala é que apenas um país controla 95% do mercado mundial. Esse país e principal produtor é a Austrália.
Você pode contar com esse cristal para encontrar o que há de melhor dentro de si mesmo, pois ela o guiará na purificação das energias. Veja a seguir como a pedra opala pode ajudar você!
No geral, as propriedades físicas, químicas e ópticas da opala azul se combinam para criar uma pedra preciosa que é valorizada por sua beleza e singularidade, especialmente por seu fascinante jogo de cores. Essas propriedades também desempenham um papel na forma como a opala azul é cortada e usada em joias para mostrar suas melhores características.
Muitos acreditam que a opala é uma pedra única, mas a verdade é que ela tem variações de cores. O cristal tem o poder de nos proporcionar uma sensação de paz muito forte, assim como é conhecida pelos especialistas por atrair o amor.
A pedra opala está ligada diretamente com os signos de touro e peixe. A dica para as pessoas desses signos é utilizar na altura do coração, com um colar, ou no dedo mindinho, através de um anel.
Embora exista uma grande variedade de opalas comuns e preciosas, elas têm aparências diferentes. No entanto, as que costumamos encontrar em belas joias de marcas conhecidas e as mais desejadas no mundo são: opala preta, opala de cristal e opala de fogo.
Na composição química encontramos óxido de silício hidratado, com percentual de água que pode chegar a 20%. Ao contrário de outras pedras que já comentamos aqui no blog, a opala, exatamente por ser amorfa, não possui formato de cristal, e geralmente é encontrada em formas irregulares.
Estes são alguns dos principais tipos de opala azul encontrados em todo o mundo. Cada tipo tem seu charme único e é valorizado por suas características individuais. As opalas azuis são frequentemente usadas em vários tipos de joias, incluindo anéis, colares e brincos, pois suas cores serenas e cativantes as tornam uma escolha popular para os entusiastas de pedras preciosas.
Durante o século 19, espalhou-se o boato de que era uma pedra que trazia má sorte. Isso foi graças ao romance do escritor escocês Walter Scott, “Anne de Geirstein” ou “A donzela da névoa”, em 1829.