Ligação Covalente Também chamada de ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, segundo a Teoria do Octeto; diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.
Os compostos moleculares são os formados por ligações covalentes entre um número definido de átomos, enquanto os compostos covalentes são macromoléculas.
A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).
Um sólido covalente é aquele cujos átomos que o constituem se encontram unidos mediante ligações covalentes, que determinam a sua rede cristalina. Esta, sendo rígida, faz com que apresentem várias características macroscópicas comuns (dureza, indeformabilidade e baixas condutividades elétrica e térmica).
Os sólidos geométricos são objetos tridimensionais definidos no espaço. São divididos em três grupos: sólidos quaisquer, poliedros e corpos redondos. Sólidos geométricos são os objetos tridimensionais definidos no espaço. Alguns exemplos de sólidos geométricos são: cubos, pirâmides, prismas, cilindros e esferas.