Os funks dos anos anteriores tinham como objetivo a dança e o ritmo contagiante que incetivava a dança. Em contrapartida, com a propagação de uma modalidade mais moderna, o funk passou a se tornar um ritmo musical centralizado em áreas periféricas, atribuidas a Classes mais desfavoráveis.
O fenômeno do funk carioca A temática das letras está ligada diretamente ao cotidiano da favela ou do subúrbio carioca. ... Atualmente, o funk carioca se divide em vários sub gêneros como o funk melody, funk ostentação, funk proibidão e new funk.
A mensagem do funk é mexa-se, dance, movimente-se, viva. Esta é a “onda” que certamente envolve e se identifica com os jovens de uma maneira geral. O funk e o Rio de janeiro tem uma história de amor antiga, uma identificação rítmica, que nasceu nos primeiros bailes ainda anos de 1970.
O fato de o sertanejo ter, no início dos anos 2000, se incorporado a outros gêneros se transformando, assim, no sertanejo universitário, foi uma mudança fundamental para sedimentar seu sucesso. ... Isso inspirou eventos voltados ao público sertanejo em outras regiões do país.
História da Música Popular Brasileira A Música Popular Brasileira apareceu no cenário musical brasileiro logo após a explosão da Bossa Nova. ... Ele só apareceu como referência a um gênero específico da música alguns anos depois, quando aconteceu o declínio da Bossa Nova, que até então dominava o cenário musical da época.
O período conhecido como a ”época de ouro” da música popular, entre 1930 e 1945, resultou da renovação musical trazida pela criação do samba, da marchinha e de outros gêneros urbanos, do forte crescimento da música caipira, da influência da música nordestina e do aparecimento de um grande número de talentosos artistas ...
Expressando assim, a importância que pode ter, a utilização da música popular brasileira como fonte documental para divulgar a história de setores da sociedade pouco lembrados pela historiografia. ... Abdu ainda defende a música como evidência do passado que pode facilitar a compreensão histórica pelos alunos.
A música popular brasileira também recebeu influência francesa, manifestada nas tradicionais quadrilhas. A dança em pares, comum nas festas de São João, é uma alegoria às danças da corte francesa. A partir de 1800, a mistura de influências já resulta na composição de modinhas e popularizam o ritmo lundu.
A música brasileira foi muito influenciada pelos povos africanos e europeus. Ao longo do tempo, houve a mistura dos sons indígenas, africanos e europeus. Estes se misturaram e influenciaram a música brasileira atual. Cada grupo influenciou a música brasileira, com seus instrumentos, danças e ritmos.
Resposta: Outra grande herança portuguesa para a cultura brasileira são as cantigas de roda, que eram bastante comuns em Portugal na época do descobrimento. Músicas clássicas como Escravos de Jó, Sapo Cururu e Roda Pião, além das populares Atirei o Pau no Gato e Ciranda-Cirandinha, são todas de origem lusitana.
MÚSICA PROFANA EUROPEIA Além do canto religioso, foi introduzida no Brasil a música popular portuguesa, trazida pelos colonizadores. Os portugueses trouxeram não só a sua própria música, mas a de toda a Europa.