-A borda vestibular é menos convexa que a do canino superior. -O distância vestibulo-lingual da coroa é menor que a do canino superior. ... * Canino Inferior RAIZ: -A raiz é 1 ou 2 mm menor que a do canino superior. -É bastante achatada no sentido mésio-distal.
Borda Incisal É o encontro da face vestibular com a face lingual.
A linha cervical ou gengival é formada a partir da união dos zênites dos caninos, incisivos laterais e incisivos centrais superiores. Sendo o ponto mais apical do contorno gengival, o zênite, nos dentes superiores, está normalmente localizado distalmente ao longo eixo dentário.
"Ponte de Esmalte" no primeiro molar superior: é uma estrutura de reforço de esmalte que une as cúspides Disto-Vestibular e Mésio-Palatina.
As faces do dente são os “lados do dente”. Comparando o dente a uma caixa, cada lado da caixa seria uma face do dente!
O dente possui 5 faces, FACE MESIAL...
Estrutura do dente
A classificação e a função dos dentes Ao todo são 32 dentes, contando com o nascimento dos 4 sisos. Eles são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares.
Os dentes são divididos em quatro quadrantes na boca, com a divisão ocorrendo entre as arcadas superior e inferior horizontalmente e ao longo da linha média da face, verticalmente.
Coroa e raiz são duas regiões. Esmalte, dentina e polpa são as três camadas.
Os molares: (54, 55, 64, 65, 74, 75, 84 e 85). São responsáveis por triturar os alimentos em pedaços bem pequenos. Isso tudo graças ao seu formato com várias pontas. Ao todo, são oito dentes responsáveis por moer e esmagar a comida que ingerimos.
Arcada Superior Direita: 51 - Incisivo Central Direito superior, 52 - Incisivo Lateral Direito Superior, 53 - Canino Superior Direito, 54 - Primeiro Molar Direito Superior, 55 - Segundo Molar Superior Direito.
Códigos, nomes, e número típico de raízes: 11 21 Incisivo central superior 1. 41 31 Incisivo central inferior 1.
Terceiro molar superior (18 e 28): Popular dente Siso. Normalmente é o menor dos molares.
Um adulto com dentição normal possui de 28 a 32 dentes. Bem cuidados, estes dentes o acompanharão até a velhice.
Olá, É sim, perfeitamente normal. Na realidade muitas pessoas no Planeta estão tendo uma dentição permanente de 28 dentes ao invés de 32 que era o habitual quando os dentes do siso erupcionavam.
Entre as diversas anomalias dentárias, a giroversão dental constitui uma anomalia de grande prevalência, na qual o dente realiza rotação em torno do seu próprio eixo. ... Na avaliação das radiografias panorâmicas foram encontradas 246 dentes girovertidos.
O tratamento para correção de dentes tortos – inclinado ou girado – com facetas em porcelana ou lâminas finas como as lentes de contato dental é uma opção viável para muitas situações.
A dilaceração radicular é uma anomalia de forma dentária, geralmente associada a fatores etiológicos traumáticos, na qual há uma mudança de direção da raiz, onde a parte calcificada é deslocada em relação à parte não calcificada, podendo ocorrer em qualquer ponto ao longo do comprimento radicular, dependendo do estágio ...
CONCEITO: São distúrbios no desenvolvimento ou crescimento das estruturas dentárias, tendo como resultado final, um dente diferente do normal.
1 Estado ou qualidade do que é anômalo; anormalidade, defeito, irregularidade. 2 Gram Irregularidade de formas e/ou construções que não seguem as regras da gramática tradicional. 3 Astr Qualquer tipo de irregularidade periódica no movimento orbital de um planeta.
Hipodontia: ausência congênita no arco dentário de alguns dentes. Oligodontia: ausência congênita de 06 ou mais dentes. Hiperdontia: anomalia resultante de atividade anormal contínua da lâmina dentária, levando à formação de brotos dentários supranumerários.
Entre elas existe a microdontia que é das anomalias mais frequentes e é uma condição em que os dentes são menores do que o tamanho normal, podendo envolver todos os dentes, ser limitado a um único dente ou um grupo de dentes.
Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.
A cor dos dentes pode variar do cinza ao violeta ou castanho-amarelado, mas em todos os casos apresentam uma tonalidade opalescente ou translúcida. A hipoplasia do esmalte pode ser definida como uma formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte.
Essa situação ocorre quando acontece um derramamento dele dentro do dente por traumas, batidas e fraturas dentárias. Certas doenças no nascimento e na infância, como a icterícia neonatal e a fibrose cística, por exemplo, também podem resultar nessa alteração de cor.