Mais uma vez: honra é devolver a essa pessoa o que ela tem por direito. Isso é honra! Já respeito é quando eu trato os demais com integridade, honestidade, moral e ética – quando eu falo de quem eu sou.
Então, vamos ao que interessa:
adjetivo Honesto; que se comporta de acordo com os princípios da honra. Respeitado; digno de respeito, de estima: homem honrado. Ilustre; que se diferencia dos demais por possuir qualidades moralmente aceitas. Sério; que age de com retidão; que cumpre seus compromissos.
1. Mulher honrada. ... Designa uma mulher fiel às suas palavras, compromissos e princípios.
Honra Subjetiva: é o valor que a pessoa dá a si mesma. Ou seja, é o quanto a pessoa acha que ela é valiosa, honrada, pura. Trata-se da honra interior da pessoa; Honra Objetiva: Esse tipo de honra é formada através dos valores que as pessoas atribuem ao outro.
A doutrina divide em duas as espécies de honra: a honra objetiva e a subjetiva. A honra objetiva está relacionada ao que os outros pensam do indivíduo, é a reputação; e a honra subjetiva é o sentimento de amor próprio do ser, como o indivíduo se considera perante si mesmo.
Conjunto de atributos morais, físicos e intelectuais da pessoa, que lhe conferem auto-estima e reputação. Quando tratamos de auto-estima, falamos de honra subjetiva. A reputação está relacionada com a honra objetiva. Honra objetiva pode ser compreendida como o juízo que terceiros fazem acerca dos atributos de alguém.
11, dispondo que “toda pessoa tem direito ao respeito de sua honra e ao reconhecimento de sua dignidade”. ... É o que a doutrina costuma dividir em honra subjetiva, que trata do próprio juízo valorativo que a pessoa faz de si mesmo e honra objetiva, que diz respeito à reputação que a coletividade dedica a alguém.
Direito à Honra A Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, inciso X, define que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. ... O Código Civil de 2002 protege a honra nos termos seguintes: Art.
É possível haver conciliação também durante processo judicial, e a lei orienta os juízes a tentar alcançá-la. ... O fato de alguém dizer que processará outra pessoa não significa que isso acontecerá mesmo, muito menos que o(a) autor(a) da ação será bem-sucedido(a), isto é, que o pedido do processo será julgado procedente.