Resposta. é a capacidade de arbitrar, julgar livremente, escolher as melhores opções para nossa vida.
Santo Agostinho tinha particular interesse nos estudos sobre como conciliar fé e razão. Sendo a mente humana mutável e falível, como atingir, a partir dela, a Verdade eterna? Para Santo Agostinho, a filosofia antiga, apesar de pagã, seria uma preparação da alma, muito útil para a compreensão da verdade revelada.
Santo Agostinho distingue, pois, o conceito de liberdade do conceito de livre-arbítrio. A liberdade "liberta", no sentido de que o ser humano se vê afastado do pecado, vivendo na graça divina, em oposição à escravidão, que consiste no atendimento das paixões.
Deus é causa do ser das coisas, porque é o Ser por essência. Comumente se diz que Santo Agostinho cristianizou Platão, ou seja, um cara Idealista. Aquino parte do sensível para chegar ao inteligível como processo de conhecimento, um cara realista, no qual cristianizou Aristóteles.
28 de agosto de 430 d.C.
Na "filosofia cristã" agostiniana a fé é condição primeira do conhecimento da verdade, entretanto, dá-se capital importância à razão no processo do conhecimento humano que está dividido em três níveis: conhecimento sensível, sensação e razão ou ciência.
Santo Agostinho (354 d.C. a 430 d.C.), que foi bispo na cidade africana de Hipona (na atual Argélia), foi também um dos maiores filósofos e teólogos de todos os tempos. Sua filosofia possuía forte influência da tradição platônica difundida por filósofos como Plotino.
De acordo com Possídio, um dos poucos milagres atribuídos a ele, a cura de um doente, deu-se durante o cerco. Ainda segundo ele, Agostinho passou seus últimos dias em oração e penitência, com salmos pendurados nas paredes de seu quarto para que pudesse lê-los.
Agostinho de Hipona
Doutor da Igreja (em latim: doctor - "professor"; de docere - "ensinar") é um título conferido por uma variedade de igrejas cristãs a indivíduos de reconhecida importância, particularmente nos campos da teologia ou doutrina católica.
As mulheres doutoras são Santa Catarina de Siena e Santa Teresa d'Ávila, ambas nomeadas apenas em 1970. A alemã Santa Hildegarda de Bingen e a francesa Santa Teresinha do Menino Jesus chegariam aos altares brasileiros com a romanização da Igreja a partir do século XIX”, explica Marcos Horácio Gomes Dias.
Atualmente em número de trinta e sete: Santo André de Soreval e companheiros: Mártires de Cunhaú e Uruaçu (vinte e cinco homens e cinco mulheres mártires do Rio Grande do Norte) Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (nascido em Guaratinguetá, São Paulo) Santa Dulce dos Pobres (nascida em Salvador, Bahia)
Com Irmã Dulce, Brasil tem 37 santos e 51 beatos; conheça alguns deles - - Poder - Folha.
Antônio de Sant'Anna Galvão
Dados divulgados no ano passado pelo Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris), órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mostram que o País tem 27,3 mil padres - uma média de um sacerdote católico para cada 7.