A Bandeira do Brasil é composta por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, 27 estrelas brancas e uma faixa branca com a inscrição "Ordem e Progresso", com as letras em verde.
As estrelas são uma referência aos estados brasileiros, e sua posição está de acordo com a posição das constelações no céu da cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889, às 8h30.
Azul e branco: essas cores remontam ao Condado Portucale, no qual Portugal surgiu. A cor da bandeira desse condado foi escolhida por D. Henrique da Borgonha.
As estrelas da bandeira brasileira representam os estados brasileiros e o Distrito Federal. A disposição e tamanho de cada estrela foi estabelecida a partir da visão do céu da cidade do Rio de Janeiro na noite de 19 de novembro de 1889.
Essa bandeira só ficou em vigor por quatro dias, entre 15 e 19 de novembro de 1889, quando a bandeira brasileira que se conhece hoje foi lançada. A bandeira do Brasil foi criada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Leme.
Essa lei dispõe sobre os símbolos nacionais, sendo a Bandeira Nacional um desses símbolos. Sua última transformação foi realizada no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas estrelas que correspondem a Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
O Brasil, com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, passou a ser considerado parte do reino de Portugal, assumindo a bandeira do "Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve". Ao longo da colonização, o Brasil usou cerca de 9 bandeiras de origem portuguesa.
Então, não há, legalmente dentro da república, nem associação do verde-amarelo com as casas reais europeias, nem com as riquezas naturais brasileiras. Criou-se, somente, um imaginário entorno de cores que transformaram-se em símbolos indissociáveis à cultura nacional.
A bandeira de nosso país foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Com a proclamação, o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república, substituindo uma série de símbolos do país, entre eles a Bandeira Nacional.
A Bandeira Nacional é um dos símbolos nacionais de um país. A atual bandeira do Brasil é composta por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, estrelas brancas e uma faixa branca com a frase “Ordem e Progresso”.
A primeira bandeira do Brasil foi a do Império brasileiro. Logo após a independência, dia 7 de setembro de 1822, o imperador D. Pedro I solicitou a formulação da bandeira, que foi desenhada pelo pintor Jean-Baptiste Debret, autor de importantes quadros do período da colonização e do império.
Suas cores foram uma escolha de D. Pedro 1º, e a execução do desenho foi realizada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, que se inspirou em modelos de bandeiras existentes nas tropas militares francesas durante os anos da Revolução Francesa.
Sempre que forem acrescentados ou excluídos estados, as estrelas da Bandeira do Brasil devem refletir essa alteração, conforme o disposto na Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992.
A bandeira adotada pela República mantém a tradição das antigas cores nacionais – verde e amarela – do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca”
A Bandeira Nacional é hasteada nos dias de festa ou de luto nacional. Todas as repartições públicas devem exibir uma, bem como escolas de todos os níveis, e sindicatos.
"branco", significa o desejo pela paz. "azul", simboliza o céu e os rios brasileiros. "amarelo", simboliza as riquezas do país. "verde", simboliza as matas (a rica floresta brasileira)
Resposta: As bandeiras nacionais representam a independência, soberania e unidade de uma nação, muitas vezes também representa a língua dessa nação. É muito usada para demonstrar a posse de um território da nação e é usada pelos governos e autoridades políticas.
A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo visual representativo de um estado soberano, país, estado, município, intendência, província, bairro, organização, sociedade, clã, coroa ou reino, ou seja, toda e qualquer entidade constituída, quer seja uma nação e seu povo, ou mesmo uma família tradicional, ...
As Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional. ... As armas são formadas por um escudo redondo sobre uma estrela de cinco pontas e uma espada. Também há, no centro, o Cruzeiro do Sul.
Escudo redondo em campo azul-celeste, e contendo cinco estrelas de prata (na forma da constelação Cruzeiro do Sul), com a bordadura do campo perfilada de ouro, carregada por estrelas de prata em número igual ao das estrelas existentes na Bandeira Nacional.
Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa (para alguém). ... Embora existam símbolos que sejam reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.), pode ser também um objeto que substitui, representa, ou sugere algo.