Qual A Classificaço Das Ondas Sonoras Quanto A Natureza A Forma Da Ondas?

Qual a classificaço das ondas sonoras quanto a natureza a forma da ondas

Escutamos sons constantemente no nosso cotidiano como por exemplo uma música, vozes, carros passando e muitos outros. Agora, como isso é possível? Entenda aqui sobre as ondas sonoras, suas características, os tipos de ondas, o seu espectro, as qualidades fisiológicas e as fórmulas.

De estudante para estudante

Assim como a luz, o som também possui um espectro sonoro, ou seja, é o conjunto de todos os sons audíveis e não audíveis por nós, seres humanos. A seguir, uma figura mostra como é o espectro sonoro.

Os fenômenos ondulatórios são: reflexão, refração, absorção, polarização, dispersão, difração, interferência e ressonância.

Por fim, é importante que você revise o conteúdo sobre ondas presente no site, pois assim você não ficará perdido ao ler sobre ondas sonoras. Para prosseguir seus estudos, não deixe de conferir também sobre a acústica, área que estuda a propagação dos sons.


Direção de propagação das ondas

<br>
<strong>Direção de propagação das ondas</strong>

Reflexão: fenômeno ondulatório no qual a onda, ao atingir um obstáculo, reflete e retorna até o observador com a mesma velocidade.

A fim de especificarmos quais são os tipos de ondas, passaremos a classificá-las segundo três critérios: forma, natureza e dimensões.

Entender como se resolve exercícios também é importante para arrasar nas provas e entender o mecanismo. Por isso, este último vídeo possui alguns exercícios resolvidos para que você possa compreender como é na prática!

Fórmulas das ondas

São aquelas que se manifestam apenas no interior de meios materiais. É o caso do som, dos pulsos nas cordas de um violão e das ondas que se propagam nos líquidos. Tais exemplos mostram que essas ondas estão relacionadas com a oscilação do meio onde se propagam.

Ressonância: fenômeno ondulatório no qual o corpo passa a oscilar com grandes amplitudes e mesma frequência que uma das frequências naturais de oscilação da fonte. 

Absorção: fenômeno ondulatório no qual a onda, ao atingir um corpo, pode ser absorvida dependendo das cores do objeto e da onda emitida.

Classificação das ondas segundo a sua forma de propagação:

Classificação das ondas segundo a sua forma de propagação:

Além desta, temos também a fórmula para se calcular a intensidade do som. Ela é definida como sendo o quociente entre a quantidade de energia da onda (E) que atravessa uma área (A) em um tempo (∆t). A unidade no SI é o J/m2∙s.

Refração: fenômeno ondulatório no qual a onda tem a alteração da sua velocidade de propagação e comprimento de onda ao mudar de um meio para outro.

Tópicos deste artigo

Ondas são perturbações que ocorrem em um meio que, ao atingirem um obstáculo ou serem atingidas por determinada frequência, apresentam diferentes fenômenos ondulatórios.

A onda sonora é uma onda mecânica, ou seja, ela só se propaga em um meio material. Além disso, estas ondas são tridimensionais – isto é, se propagam em todas as direções – e longitudinais – sua vibração ocorre na direção de propagação da onda.

Um exemplo interessante é o caso de uma onda se propagando em uma corda tensionada. A onda se propaga horizontalmente enquanto os pontos da corda se movimentam verticalmente.

O que são ondas?

Uma onda é dita bidimensional quando os pontos que recebem a sua ação pertencem a um plano. Podemos citar como exemplo o caso das ondas que se propagam na superfície dos líquidos.

Ondas de matéria: são ondas relacionadas a partículas subatômicas, como elétrons e prótons, e partículas atômicas, como átomos e moléculas.  

Ondas e radiação

Dispersão: fenômeno ondulatório no qual a onda, ao atingir um determinado meio material, refrata e se dispersa em suas componentes.

As ondas são classificadas a partir da sua natureza, direção de vibração e número de dimensões da propagação da sua energia.

Graduado no curso de Física pela Universidade Estadual de Maringá. Professor assistente em um colégio de ensino médio e preparatório para os vestibulares. Nas horas vagas se dedica à vida religiosa, praticar mountain bike, tocar bateria, dar atenção à família e cuidar de suas duas gatinhas Penélope e Mel.


Tipos de ondas

<br>
<strong>Tipos de ondas</strong>

Ondas estacionárias: são ondas que possuem um padrão de oscilação estacionário, formado através da superposição de ondas com frequências semelhantes que se propagam na mesma direção, mas em sentidos opostos, como as ondas em uma corda. 

Quando uma carga elétrica está presente em uma dada região do espaço, ela estabelece em suas vizinhanças um campo elétrico. Quando esta carga vibra, o campo elétrico sofre variações que provocam o aparecimento de um outro campo chamado magnético.

Ondas períodicas: são ondas que se propagam com o mesmo comprimento de onda durante um intervalo de tempo, como as ondas do coração ou ondas sonoras.

Qual é a variável física das ondas sonoras?

Um tipo especial de ondas são as eletromagnéticas. ... Nas ondas sonoras a variável física que sofre oscilação é a pressão (ou densidade do meio). Os ouvidos constituem receptores especiais de ondas sonoras com freqüências de 20 a 20000 Hz.

Quais desses animais emitem sons que são audíveis pelo ser humano?

Esse é o caso de baleias, hipopótamos, rinocerontes e girafas, por exemplo.

Qual a origem das ondas sonoras?

Robert Boyle, em 1660, descobriu que as ondas sonoras precisam de um meio material para viajar. Isaac Newton, no final dos anos 1660, formulou uma relação entre a velocidade do som em um meio e a densidade e compressibilidade do meio. ... O ritmo rápido das pedaladas cria comprimentos de onda menores.

Onde se propagam as ondas sonoras?

As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridmensional como a atmosfera.

O que atrapalha a propagação do som?

Para que o som se propague (se espalhe, se dissemine), é necessário um meio (o ar, a água ou um meio sólido, tema do plano de aula CIE03_01ME03). Nesta aula, nosso objetivo será analisar fatores que atrapalham a propagação do som, independente do meio.