SIMETRIA E TRANSFORMAÇÕES. Mosaico é um padrão encontrado na natureza e na arte e que possue três características: a unidade, repetição e um sistema de organização que utiliza simetria. Simetria é a preservação da forma e configuração através de um ponto, uma reta ou um plano.
É um exemplo de transformação geométrica que preserva a forma da figura original mas não necessariamente seu tamanho. Desse modo, a figura original e a figura obtida dela por homotetia são semelhantes. Essas figuras são chamadas de figuras homotéticas. Podemos ampliar ou reduzir figuras usando a homotetia.
Novamente, sem muito rigor, dizemos que uma figura é simétrica (ou tem simetria) quando for possível encontrar uma isometria (diferente da identidade) que transforme essa figura nela própria. Nesse caso, a isometria que deixa uma figura F invariante é dita uma simetria da figura F.
Uma figura sofre uma translação quando se desloca, sem se deformar, paralelamente a uma direção fixada. ... Podemos caracterizar qualquer translação, indicando o deslocamento total na direção horizontal, que chamaremos de x e o deslocamento total na direção vertical, que chamaremos de y.
A translação de um espelho plano ocorre quando um espelho se desloca de uma distância d fazendo com que a imagem translada, no mesmo sentido que o espelho, uma distância 2d. ... Neles conseguimos enxergar nossa própria imagem ou até mesmo a imagem de qualquer objeto que coloquemos em sua frente.
Resposta: O movimento de Translação É o giro que a Terra faz em torno do Sol e dura 365 dias ou 1 ano. Explicação: ... translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 4 horas e alguns minutos para completá-lo.
Resposta: Esse é o movimento de rotação, onde a terra realiza um movimento em torno do seu próprio eixo. Ela aproximadamente 24 horas.
As principais consequências, respectivamente, da rotação e da translação da Terra são a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano.