Alguns tipos de solventes
Resposta: a água é chamada de solvente universal pois consegue dissolver a grande maioria dos compostos,sendo um solvente muito eficiente para compostos iônicos principalmente. ... A água é uma molécula muito especial para a vida devido as suas características físicas e químicas,como é o fato de ser um solvente universal.
A água é chamada, muitas vezes, de solvente universal, pois uma grande quantidade de substâncias dissolve-se nela, mas nem sempre ela é o solvente.
A água é chamada de solvente universal pois consegue dissolver a grande maioria dos compostos, sendo um solvente muito eficiente para compostos iônicos principalmente.
Soluções sólidas: formadas por solutos e solventes em estado sólido. Por exemplo, a união de cobre e níquel, que forma uma liga metálica. Soluções líquidas: formadas por solventes em estado líquido e solutos que podem estar em estado sólido, líquido ou gasoso. Por exemplo, o sal dissolvido em água.
Convivemos diariamente com vários tipos de soluções, algumas de grande importância para a manutenção da vida, como o ar atmosférico, água potável, água mineral etc. São sistemas homogêneos formados por duas ou mais substâncias.
Soluções são as misturas resultantes da união de duas ou mais substâncias diferentes, que se apresentam obrigatoriamente em uma única fase no seu aspecto visual, como a água do mar (formada pela associação de água e diferentes sais).
Concentração é o termo que utilizado para fazer a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma solução. As concentrações podem ser: Concentração comum, densidade e fração molar (essas são as q eu lembro). As quantidades podem ser dadas em massa, volume, mol, etc.
É calculada pela proporção do volume de soluto pelo volume da solução. Exemplo: uma solução de 100 ml de álcool a 95% v/v, significa que em 100 ml existem 95 ml de álcool, sendo os restantes, água.
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
Molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.
Tem mais depois da publicidade ;) A massa da solução pode ser obtida somando-se a massa do soluto com a massa do solvente (m = m1 + m2). O título é adimensional, isto é, um número puro e sem unidades. No entanto, se você quiser expressar essa relação em porcentagem em massa (τ%), basta multiplicar o resultado por 100%.
Esta percentagem indica o volume de soluto por volume de solução de uma solução a uma dada temperatura. Exprime-se, vulgarmente, em percentagem (%). A expressão que permite calcular a percentagem em volume é: % (v/v) = (volume de soluto) / (volume de solução) x 100.
A fórmula para este cálculo é a seguinte:
Partes por milhão (ppm) indica a quantidade, em gramas, de soluto presente em 1000000 gramas da solução. É uma grandeza que serve para relacionar a massa do soluto com a de soluções que estão muito diluídas.
O que é PPM? As PPM indicam o número de peças de não-conformidade em seu processo, expresso em partes por milhão. Por exemplo,um gerente de um restaurante fast food observa que 20 entre 1000 clientes esperaram mais de 3 minutos pelo serviço. Portanto, PPM = (20/1000) * 1000000 = 20000.
Um exemplo é:
ppm se refere a partes por milhão, isto é, a proporção do soluto em 106 partes da solução. Assim, por exemplo, a água a 1,0 ppm F contém 1 mg F/ 1L H2O = 1 mg F/ 1000 g H2O = 1 mg F/ 1000000 mg H2O = 1 parte/ 106 partes da solução.
Micronutrientes → (ppm)* = mg/dm3 ou mg/kg. Macronutrientes → (%) * = dag/kg ou em g/kg. Micronutrientes →(ppm)* = mg/dm3 ou mg/kg.
explique por que 1,5 mg/l equivale a 1,5 ppm. - Brainly.com.br.