5 principais tipos de recrutamento e seleção
Acontece que o recrutamento pode ocorrer de diferentes formas de acordo com o meio utilizado para procurar candidatos e fomentar o processo seletivo. Os tipos de recrutamento são: interno, externo, misto ou online. Eles devem ser conhecidos pelos líderes e aplicados de forma consciente dentro da empresa.
Exemplos de fontes de recrutamento são: recomendação ou indicação de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; Sites Corporativos ou de Empregos; Escolas e Universidades; sindicatos e Associações de Classe; caçadores de talentos – headhunters; consultorias na área de Recursos Humanos; banco de ...
Recrute por meio dos canais certos Consiste em divulgar a vaga e convidar profissionais para fazer parte do processo seletivo. Assim, é possível fomentá-lo com verdadeiros talentos. Para o adequado recrutamento, é preciso conhecer o público-alvo, isto é, os talentos que deseja atrair.
Algumas das etapas principais de processos de recrutamento e seleção padrão são as seguintes:
Conheça as 8 etapas do processo de recrutamento e seleção
O processo de recrutamento e seleção começa quando o líder ou o próprio RH identificam a necessidade de contratação de mais colaboradores para alguma área da organização.
Passo a passo para um processo de recrutamento e seleção de sucesso
No modelo tradicional, o headhunter é contratado por uma organização para fazer um processo avançado de recrutamento e seleção, a fim de preencher uma ou mais vagas específicas. Como cada processo é personalizado para atender a demanda do cliente, suas tarefas podem ser adaptadas conforme as necessidades.
O Headhunter não cobra taxas, nem cursos, ele recebe da empresa que o contrata. Hoje existem algumas pessoas no mercado que se auto-intitulam Headhunter para ganhar dinheiro à custa de profissionais que desejam uma posição melhor.
Como é realizado o trabalho de um “caça talentos” Ao contrário do profissional de RH, que recebe currículos, o headhunter vai atrás dos talentos no mercado. ... Trata-se de uma avaliação minuciosa, averiguando não somente o currículo, mas a sintonia do candidato com a missão e valores da empresa.
Para ser um bom headhunter, o importante é ter uma bagagem técnica na área de atuação, facilidade de comunicação e foco em resultado. Em relação aos aspectos comportamentais, costuma se dar bem na carreira de headhunter quem tem muita energia, dinamismo, persistência, comprometimento e habilidade de entender o outro.
Os valores estipulados por um headhunter podem variar entre os profissionais. Contudo, estima-se que os preços cheguem a 35% do salário anual do executivo que foi contratado com a sua assessoria (35% do salário anual de um CEO, por exemplo).
Headhunter significa “caçador de cabeças” em tradução livre. Ele é o responsável por buscar os melhores profissionais do mercado para a empresa, geralmente para vagas estratégicas dentro da organização.
Conheça 8 vantagens do recrutamento interno
Vantagens do recrutamento interno
O recrutamento interno deve sempre aplicar critérios objetivos de seleção e tratar os colaboradores com o máximo de igualdade. Sendo assim, fatores como produtividade, qualificações, estratégias empresariais e perfil comportamental devem ter grande peso na hora da seleção dos candidatos.
Perceba como o recrutamento externo oxigena os pulmões da empresa e aumenta sua vantagem competitiva por meio da contratação de profissionais que têm novas experiências e visões de mundo. Isso ajuda a adequar a organização às necessidades atuais do mercado, que mudam constantemente.
Tempo excessivo no processo Um ponto de destaque entre as vantagens e desvantagens do recrutamento externo que pode aparecer como negativo é o tempo. Uma pré-seleção externa pode levar tempo e às vezes sua empresa não pode esperar. Isso aumenta as chances de contratar a pessoa errada.
Recrutamento externo é um tipo de processo seletivo que consiste na busca de profissionais de fora da empresa para ocuparem determinados cargos.
No recrutamento externo, como o próprio nome já diz, a busca por outros profissionais é feita fora da empresa, e no interno, os talentos já contratados mudam de cargo ou são promovidos. Há ainda a possibilidade de um recrutamento misto, em que ocorre o uso de ambos os estilos de seleção.
Líder em Software para Recrutamento e Seleção, a JobConvo é a única plataforma onde todo o processo de Recrutamento e Seleção é realizado online, o que chamamos de R&S 360º. ... E ainda, a JobConvo contempla a mais moderna metodologia de Recrutamento em Video, seja em entrevistas estruturadas, seja em Video conferências.
Recrutamento misto é um método de recrutamento e seleção de candidatos que utiliza estratégias de outros três modelos: o recrutamento externo, o recrutamento interno, o recrutamento online. Este processo é tido como um dos mais efetivos para atração e seleção dos melhores candidatos.
As desvantagens do recrutamento misto estão localizadas na possível dificuldade em encontrar o equilíbrio para que o público interno e externo tenham as mesmas chances. Aqueles que vêm de fora costumam acreditar que estão em desvantagem e muitas vezes não se dedicam tanto a mostrar o seu potencial durante a entrevista.
Basicamente, trata-se de uma forma de seleção e recrutamento que reúne pessoas externas e internas à empresa. Ou seja, profissionais que já estão no quadro de funcionários concorrem pela mesma vaga com interessados vindo do mercado trabalho.