Tipos de desnutrição e os seus efeitos
Desnutrição é um estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. Dependendo da gravidade, a doença pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau. Existem casos muito graves, cujas consequências podem chegar a ser irreversíveis, mesmo que a pessoa continue com vida.
Desnutrição infantil
Essa classificação da desnutrição ocorre quando há baixa ingestão alimentar crônica, mas sem inflamação. Entre os exemplos, podemos citar anorexia nervosa, depressão, negligência, pobreza, fragilidade e qualquer coisa que resulte falta de interesse na alimentação ou em acesso limitado aos alimentos.
A desnutrição ocorre quando o organismo não recebe os nutrientes necessários para o seu metabolismo adequado. É uma doença com múltiplas causas, de entendimento complexo e com raízes na pobreza. É um resultado de fatores sociais, econômicos e patológicos.
A fome é a sensação fisiológica que se sente quando o organismo necessita de reposição nutricional. A grelina, hormônio liberado pelo estômago quando se encontra vazio, age diretamente no cérebro fazendo com que a sensação de fome seja ativada.
Ela acontece quando o nível de açúcar no sangue é muito baixo. Enfim, segundo especialistas, 50 dias é o tempo máximo que uma pessoa consegue passar sem comer.
Pode-se dizer que o estômago médio comporta de 1 a 1,3 litro. Para os obesos, chega a 1,5 litro. É difícil calcular isso em gramas. Se for apenas líquido, cabe entre 1 e 1,3 quilo.