Inicialmente as alterações são sutis e incluem mudanças na intensidade do sangramento e encurtamento do ciclo. Conforme a menopausa vai se aproximando, as alterações menstruais se tornam mais óbvias. O ciclo agora passa a ser irregular e torna-se mais longo, podendo durar 40 a 50 dias.
As mulheres que fazem uso de anticoncepcionais hormonais não vão sentir os sintomas da menopausa, pois estarão recebendo a dosagem de hormônio normalmente através do medicamento. Elas só vão saber se está tudo correto se pararem de usar o anticoncepcional por um tempo e observarem seus ciclos menstruais.
A dor, pode ser encontrada em duas variações e intensidades: 1) Primária: que é quando aparece até o terceiro ano após o início da menstruação e dura de 1 a 2 dias. Ela pode continuar até a menopausa. 2) Secundária: causada por alguma doença inflamatória pélvica, endometriose ou fibrose uterina.
Para confirmar a menopausa, o ginecologista indica a realização de alguns exames de sangue, como a dosagem de FSH, LH, prolactina. No caso de ser confirmada a menopausa, o médico pode recomendar que seja feita uma densitometria óssea para avaliar a parte óssea da mulher.
Para o diagnóstico da Menopausa, em mulheres que ainda têm útero e ovários, deve existir um período de um ano ou mais de falta de menstruação (amenorreia). Laboratorialmente, pode-se observar níveis baixos de estradiol e níveis altos de hormônio folículoestimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).
Nas mulheres pré-menopausa, o FSH é considerado normal até 12 mUI/mL na fase folicular do ciclo menstrual e entre 12 e 25 mUI/mL na fase lútea. Já em mulheres pós-menopausa, o FSH normalmente está acima de 30 mUI/mL. Nos homens, o valor de referência é de até 10 mUI/mL.
O teste de Confirme Menopausa é um teste imunocromatográfico para a detecção qualitativa do hormônio folículo estimulante FSH em amostras de urina humana. O hormônio folículo estimulante (FSH) é uma glicoproteína produzida pela glândula pituitária anterior. Ele representa um papel crucial no processo reprodutivo.
Os sintomas mais comuns são ondas de calor, secura vaginal, distúrbios do sono e dores nas articulações. Devido à combinação de manifestações, algumas mulheres ainda desenvolvem ansiedade ou depressão.
A menopausa ocorre depois de ter ficado um ano sem menstruar, aquela última menstruação é a data da sua menopausa. Pós-menopausa é o tempo após a menopausa. A transição da menopausa começa quando o seu primeiro período menstrual começar a mudar, e termina quando você tem o seu último fluxo.
Com aproximação da menopausa, a menstruação pode vir por mais dias, mas com menos sangramento, ou então durante mais tempo e com sangramento muito abundante. Algumas mulheres também podem ter ciclos menstruais curtos, com muito ou pouco sangramento.
FSH alto como indicador de reserva ovariana Apesar de a idade ainda ser um marcador importante sobre a reserva ovariana e a qualidade dos óvulos da mulher, alguns exames podem ajudar a avaliar tudo isso. Um deles é a medida no sangue do FSH.
LH e FSH na gravidez Esses dois hormônios estimulam o crescimento das células da parede interna do útero, o endométrio, que se torna mais espesso e vascularizado. Essas mudanças preparam o útero para a implantação do embrião, ou seja, de uma gravidez. O endométrio é a camada que reveste a parte interna do útero.
Pico ovulatório: entre 7,6 e 89,1 U/L; Fase lútea: entre 0,6 e 14,0 U/L; Menopausa: entre 5,2 e 62,9 U/L.
Nos homens, é um dos hormônios responsáveis pela maturação dos espermatozoides. Em mulheres, os níveis de LH esperados durante a fase de ovulação ficam entre 14 e 95,6 mUI/mL. Nos homens, os níveis normais de LH ficam entre 1,5 e 9,3 mUI/mL. Em crianças na pré-puberdade, os valores normais ficam abaixo de 0,3 mUI/mL.
Mulheres durante o período ovulatório, entre 4,1 e 39,8 ng/dL; Mulheres na fase lútea, entre 2,2 e 34,1 ng/dL; Mulheres na menopausa, até 5,5 ng/dL.
Os níveis normais de estradiol variam extensamente, através de diversos pedidos da concentração, de 1-20 000 pg/ml, segundo o grupo-alvo e a época de vida. Outras medicamentações igualmente jogam um papel; por exemplo, os inibidores do aromatase podem conduzir níveis do estradiol para baixo a menos de 1 pg/ml.
Se a concepção ocorrer, os níveis de estradiol continuam a aumentar, alcançando níveis de 1.
Resultados normais
Além da soja e da linhaça, outros alimentos que também são fontes de fitoestrógenos são:
Durante esta fase da vida, é possível fazer um tratamento natural, recorrendo ao consumo de alimentos com fitoestrogênios, que são substâncias naturais semelhantes ao estrogênio, e que estão presentes em alimentos como a soja, a linhaça, o inhame ou a amora, por exemplo.
É possível aumentar naturalmente a testosterona na mulher com o aumento no consumo de alimentos ricos em zinco, vitamina A e D, como castanhas, sementes de girassol, ovos, sardinha, espinafre e óleo de peixe, por exemplo, e evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e soja, pois podem interferir na produção de ...