Quais so os riscos para a sade do adolescente? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
DISCUSSÃO. Os comportamentos de risco à saúde adotados pelos adolescentes são associados às principais causas de morbimortalidade nesse grupo etário e podem desencadear vários problemas, como as doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez indesejada, disfunções orgânicas e doenças crônicas não transmissíveis.
Por que a adolescência é uma fase que merece uma atenção especial?
Por vezes encarada como uma simples fase de transição entre a infância e a idade adulta a adolescência é, na realidade, uma fase de extrema importância no desenvolvimento e deve merecer uma atenção e foco especiais. Neste período ocorrem múltiplas alterações físicas, psicológicas, cognitivas e sociais.
Quais são os comportamentos de risco na adolescência?
Fala-se em comportamento de risco quando uma pessoa, voluntária e repetidamente se expõe ao perigo com a possibilidade de colocar em jogo a sua integridade física ou mental e, até mesmo, a própria vida. Algumas pessoas se sentem atraídas pelos comportamentos de risco sem nenhuma razão clara que os motive.
Qual a importância do autocuidado na adolescência?
A importância do autocuidado para quem passa pela puberdade é evidente. Na adolescência, as principais problemáticas são a descoberta da personalidade, as influências externas e os comportamentos impulsivos. Quando descontrolados, esses elementos agravam a saúde mental.
Qual a importância do cuidado com a saúde mental na adolescência?
A promoção da saúde mental e bem-estar ajuda os adolescentes a aumentar a resiliência, para melhor lidarem com adversidades e situações de conflito e também traz benefícios para a economia e sociedade: com adultos saudáveis a contribuir para o desenvolvimento da atividade em termos laborais, familiares, comunitários e ...
Quais são as recomendações dos especialistas para manter a saúde mental dos adolescentes em tempos de pandemia?
Atente às recomendações dos especialistas ouvidos pelo VivaBem para ter uma boa saúde mental e identificar possíveis transtornos.
Converse sobre a doença. ...
Mantenha a rotina. ...
Boa convivência entre pais e filhos. ...
Compartilhe o dia a dia com amigos. ...
Monitore o comportamento. ...
O papel de cada um na prevenção.
7 de mai. de 2020
Porque os adolescentes praticam comportamentos de risco?
Assim, é bastante comum na adolescência reconhecer comportamentos de risco, por se tratar de uma fase da vida em que os valores ainda estão sendo formados; existirem muitas dúvidas e uma necessidade de se mostrar livre, o que pode se revelar por atos de rebeldia.
Quais são os principais fatores associados com o aumento do comportamento de risco entre crianças e adolescentes?
Este estudo visou analisar a prevalência de comportamentos de risco à saúde, tais como: sedentarismo, má alimentação, etilismo, adição em drogas, envolvimento em brigas e relações sexuais sem proteção, em adolescentes no município de Uruguaiana (RS), Brasil.
Quais são as doenças comuns na adolescência?
5 doenças mais comuns na adolescência
Papilomavírus Humano. Considerada como DST, uma das doenças mais comuns na adolescência é causada pelo vírus HPV. ...
Hepatites A e B. A hepatite A não é transmitida apenas através de água e alimentos contaminados. ...
Coqueluche. ...
Depressão. ...
Obesidade.
18 de dez. de 2017
Quais são os problemas de pele mais comuns na adolescência?
Converse com um médico especializado para esclarecer as dúvidas que, com certeza, irão surgir.