Dentre os muitos impactos ambientais nas áreas urbanas podemos destacar as enchentes, lixos urbanos, poluição do ar, poluição sonora e despejo de esgoto sanitário nos rios, problemas que afetam diretamente os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas que residem nas cidades.
Problemas ambientais nos centros urbanos
Com o relevo levemente inclinado e grande quantidade de chuva, o escoamento ganha uma grande velocidade e ocasiona o arrastamento de detritos, levando as erosões. De acordo com a Defesa Civil: Os alagamentos das cidades normalmente provocam danos materiais e humanos mais intensos que os das enxurradas.
A outra vertente de consequências do adensamento urbano refere-se aos impactos negativos de se construir prédios e habitações verticalizadas, como, por exemplo: a diminuição de exposição à luz solar; a maior dificuldade na circulação do ar.
A falta de planejamento público e a ausência de uma maior consciência ambiental constituem os problemas ambientais urbanos, como a poluição das águas de rios, lagos e oceanos, o aumento das temperaturas, a ocorrência de chuvas ácidas (fruto da emissão de gases tóxicos na atmosfera), isso tudo somado às poluições visual ...
Os cinco maiores problemas ambientais do mundo e suas soluções
O Rio, pequena porção do planeta, convive frequentemente com enchentes que fazem transbordar os rios assoreados por derramamentos de óleo na Baía de Guanabara, comprometendo a vida marinha; e com favelas e condomínios que aceleram o desmatamento nas encostas da cidade.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.